Série B: Goiás fica sem torcida visitante e pode perder mandos de campo

STJD também proibiu qualquer acessório de torcidas organizadas nos jogos em casa

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, 09 (AFI) - A derrota para o rival Vila Nova, por 3 a 1, no último sábado, no Estádio Serra Dourada, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, não causou prejuízo ao Goiás apenas na tabela de classificação. Por conta das cenas lamentáveis protagonizadas pelos torcedores nas arquibancadas, o Verdão corre o risco de ser punido com a perda de mandos de campo.

Nesta quarta-feira, atendendo um pedido de liminar da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, proibiu a entrada de materiais das torcidas organizadas do Goiás. Além disso, os jogos do Verdão como visitante poderá ter a presença apenas dos torcedores adversários.

Goiás foi punido por confusão entre torcedores nas arquibancadas do Serra Dourada no clássico (Foto: Marcello Dantas/O Popular)
Goiás foi punido por confusão entre torcedores nas arquibancadas do Serra Dourada no clássico (Foto: Marcello Dantas/O Popular)
A punição pode ser ainda pior. Na próxima semana, o Goiás deve ser julgado por conta dos incidentes no clássico e corre o risco de perder mandos de campo. O Verdão foi denunciado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".

O clássico do último sábado foi realizado com torcida única e mesmo assim houve uma confusão generalizada nas arquibancadas do Serra Dourada, com torcedores esmeraldinos brigando entre si e também com policiais. O árbitro catarinense Sandro Meira Ricci relatou na súmula que precisou interromper a partida duas vezes e que objetos foram arremessados no gramado.

Eliminado nesta quarta-feira pelo Grêmio na Copa do Brasil, o Goiás volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série B, onde está na 18ª colocação, com apenas um ponto. O Verdão volta a campo no sábado, contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela quinta rodada.

 
 
" />