Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, ganha título de Comendador no TST em Brasília

Honraria é ofertada por seus esforços ao futebol desde 1980, atuando agora pela FPF, CBF e Conmebol

por Agência Futebol Interior

Brasília, DF, 11 (AFI) – A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1971 como forma de reconhecimento a pessoas e instituições que se destacaram em suas profissões ou serviram de exemplo à cidadania. Um dos homenageados, nesta sexta-feira, em Brasília, foi o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos. Ele recebeu o título de ‘Comendador’.

A cerimônia ocorreu em Brasília no Tribunal Superior do Trabalho (TST), presidido pelo ministro Ives Gandra Martins Filho. O dirigente esteve acompanhado da esposa Claudia Bastos e não escondeu a emoção por ter sido alvo desta alta honraria.

“É um momento de muita emoção, porque a gente volta a lembrar, em poucos segundos, de toda a luta em prol do futebol, essencialmente na Federação Paulista. Além do esforço dedicado aos clubes do Estado, em especial para os times do Interior. Nada seria possível sem o apoio dos amigos, companheiros e o apoio incondicional de minha família” – destacou.

Reinaldo Carneiros Bastos (à esquerda), a esposa Cláudia Bastos e o ministro Guilherme Caputo Bastos. Foto: FPF - Oficial
Reinaldo Carneiros Bastos (à esquerda), a esposa Cláudia Bastos e o ministro Guilherme Caputo Bastos. Foto: FPF - Oficial

DESPORTISTA DE DESTAQUE
Reinaldo Carneiro começou sua carreira no futebol no comando do Taubaté, do Vale do Paraíba, em 1980. Depois ocupou vários cargos dentro da FPF, onde chegou à vice-presidência em 1996.

Além de presidir a FPF desde abril de 2015, Reinaldo Carneiro tem prestado relevados serviços ao futebol. Atua na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como Diretor de Coordenação com a função de administrar as Séries B e C do Campeonato Brasileiro.

Sob o lema “Esse é meu jogo” imprimiu em sua gestão na FPF uma ampla reformulação, modernizando vários departamentos e profissionalizando toda entidade. Sempre com total transparência e dando apoio total aos clubes do Interior.

Reinaldo Bastos é cumprimentado por Ives Gandra, presidente do TST. Foto: FPF - Oficial
Reinaldo Bastos é cumprimentado por Ives Gandra, presidente do TST. Foto: FPF - Oficial

Ele é o mentor do projeto Futebol Sustentável, um ‘case’ no país e que já levou mais de um milhão de torcedores aos estádios paulistas e arrecadou mais de três milhões de garrafas pets.

No ano passado, com a reformulação na Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, ele foi nomeado o representante brasileiro no Conselho Executivo da entidade, cargo que exerce atualmente.

OS HOMENAGEADOS
Reinaldo recebeu o título de Comendador, enquanto a ministra Carmen Lúcia, o título de grau Grão-Colar. Também foram homenageadas outras personalidades, do meio esportivo, político ou do judiciário.

Entre eles, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho; Peter Mckinley, atual embaixador dos Estados Unidos no Brasil, além de uma homenagem póstuma ao ex-ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente aéreo.