LUTO! Morre um dos principais treinadores da história do futebol brasileiro

Faleceu nesta sexta-feira, aos 82 anos, o ex-treinador José de Souza Teixeira, mais conhecido como Professor Teixeira

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 13 (AFI) - Faleceu nesta sexta-feira, aos 82 anos, o ex-treinador de vários clubes do Brasil e do exterior José de Souza Teixeira, mais conhecido como Professor Teixeira. A morte aconteceu de repente, após entrar no carro, que estava na garagem de sua casa, em São Paulo. A suspeita é que tenha sofrido um infarto.

Nascido em 1935, o Professor Teixeira era formado em Educação Física e acumulou passagens por 14 clubes no Brasil e cinco no exterior. Entre eles, foi preparador físico do Corinthians em 1977, quando o clube encerrou um jejum de títulos de 22 anos no comando do técnico Oswaldo Brandão.

Além de ter treinado o Timão interinamente, foi técnico da equipe em 1978. Como viveu grande parte daquele jejum, escreveu o livro "A história de um tabu que durou 22 anos". ele também comandou a equipe por mais de 100 jogos.

Professor Teixeira faleceu nesta sexta-feira
Professor Teixeira faleceu nesta sexta-feira

MAIS DO PROFESSOR!

Ainda teve passagens por Guarani, em 1982, além de ser considerado uma lenda na cidade de Itu. Lá, na década de 1980, conquistou o primeiro acesso da história do Ituano à elite do futebol paulista. Ele, inclusive, recebeu o título de "Cidadão de Itu". É autor também do livro "50 anos Por Dentro do Futebol: Histórias e Bastidores”.

O Professor Teixeira marcou presença também na seleção brasileira, tendo sido auxiliar do técnico Cláudio Coutinho. Foi também presidente do Sindicato dos Treinadores de São Paulo.

Clubes que passou, pela ordem: São Paulo, Barretos, Corinthians, Noroeste, Bahia, Milionários (Colômbia), Guarani de Campinas, Al Nasr (Arábia Saudita), Al Shabab (Dubai), Universitário de Lima (Peru), Taubaté, Tokio (Japão), Coritiba, Novorizontino e Santos.

CORINTHIANS LAMENTA
O Corinthians divulgou uma nota em que lamenta a morte e recorre a um trecho do hino do clube para prestar homenagem. "Eternamente dentro dos nossos corações", diz o comunicado. José Teixeira dirigiu o Corinthians por 118 partidas.

"O Sport Club Corinthians Paulista informa com pesar o falecimento de José de Souza Teixeira, preparador físico do Timão na inesquecível campanha do Campeonato Paulista de 1977, e técnico do Alvinegro em 118 partidas, entre 1965 e 1979, com 54 vitórias, 44 empates e 20 derrotas", escreveu o clube, em nota.

Outro feito de José Teixeira foi ter sido o primeiro técnico a levar o Ituano para a elite do Campeonato Paulista. O clube também fez homenagem nas redes sociais.

 
 
" />