Figueirense 1 x 2 Botafogo-PB - Belo se mantém invicto
Belo é superior frente aos catarinenses, apesar de longe dos seus domínios, e fica como único time sem conhecer as derrotas na competição
Botafogo mostra forças mesmo longe de casa e permanece invicto na Terceirona ao bater o Figueira, tirando assim adversário do G-8
Florianópolis, SC, 28 (AFI) – O Botafogo-PB segue invicto na Série C do Campeonato Brasileiro. A vítima da vez, neste domingo, foi o Figueirense em partida disputada no Orlando Scarpelli e, mesmo fora de casa, com vitória de virada por 2 a 1 pela 5ª rodada: gols de Wesley Matos e Mateus Anderson; Léo Artur descontou.
Apesar da manutenção da invencibilidade, o Belo ficou na vice-liderança, somando 11 pontos; adversário agora será o Floresta, no próximo domingo (4), às 16h30. Ao contrário do Botafogo, os alvinegros sofreram a segunda derrota na Terceirona e deixaram o G-8, caindo à 9ª posição, totalizando sete pontos e buscando se reabilitar diante do líder São Bernardo na segunda-feira (5), às 20h, no Primeiro de Maio.
UM GOL DE CADA LADO
O confronto começou com o Figueirense indo para cima e deixando o Botafogo mais recuado em seu campo, sendo recompensado logo no começo. Elias cruzou rasteiro da direita e encontrou Gabriel Conceição, que brigou com a defesa adversária e a bola sobrou para Léo Artur; o meia ajeitou livre de marcação e mandou para o fundo das redes, fazendo sua torcida ir ao delírio no Scarpelli.
Apesar da desvantagem e atuar longe de seus domínios, o Botafogo não desistiu e foi para cima buscando empate. Mateus Anderson acertou bom chute de fora da área para defesa do goleiro adversário, que garantiu a vantagem parcial. Pouco durou. Zé Mário cobrou falta pelo lado direito dentro da pequena área, a marcação cochilou e Wesley Matos subiu em liberdade, cabeceando para o gol.

O empate fez o Figueira acordar em campo, enquanto o Botafogo buscou manter o equilíbrio. Assim, chegaram perto de voltar a ficar em vantagem: Gabriel Conceição ajeitou de cabeça após cruzamento na pequena área para Andrew, que finalizou livre, mas pegou mal na bola e manda por cima do gol. O jogo permaneceu nervoso e os botafoguenses tiveram duas oportunidades de virar: na primeira, Marco Antônio testou e Wilson afastou; depois, Jaílson bateu forte de fora da área tirando tinta do travessão.
VIRADA PARAIBANA
O Botafogo voltou do intervalo com Tenório no lugar de Zé Mário, que estava pendurado e correndo risco de expulsão, enquanto os catarinenses tiveram a manutenção da escalação inicial. Os donos da casa tentaram se impor, mas esbarraram na forte marcação dos paraibanos e não conseguiram voltar a ficar à frente no placar. Explorando os erros adversários, o Belo alcançou logo a virada: Mateus Anderson recebeu pela direita e, livre, acertou o ângulo do goleiro alvinegro.
Com a vantagem no marcador, o Botafogo teve mais duas mudanças para controlar o ritmo: Bismark e Renatinho foram acionados nos lugares de Jaílson e Marco Antônio, respectivamente, já o Figueira teve Léo Artur e Guilherme Pato sacados para entradas de Cesinha e Gustavo França, nesta ordem. Apesar das vantagens, o embate ficou truncado, pois as duas equipes deixaram-no picado.
Do meio para o fim, os dois lados tiveram oportunidades de comemorar, entretanto não mostraram a pontaria calibrada. O Botafogo atacou primeiro, quando Natan Costa pegou o rebote de cruzamento na área e, de fora da área, acertou a rede pelo lado de fora. Depois, só deu Furacão, que levou perigo por duas vezes já nos acréscimos: Cesinha finalizou da intermediária e ficou no travessão; em seguida, Gustavo França completou corte errado da defesa e mandou pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 5ª
-
Data:
- 28/05/2023
-
Horário:
- 19:30
-
Árbitro:
- Douglas Marques das Flores (SP)
-
Assistentes:
- Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) Leandra Aires Cossette (SP)
-
Cartões Amarelos:
- Figueirense: Léo Baiano, Glédson, Guilherme Pato, Andrew e Gabriel Conceição
- Botafogo-PB: Mota, Zé Mário, Natan Costa, Wendson e Jaílson
-
GOLS:
- Figueirense: Léo Artur
- Botafogo-PB: Wesley Matos e Mateus Anderson
-
Público:
- 3.926
-
Renda:
- R$ 61.792,00
-
Estádio:
- Orlando Scarpelli
-
Local:
- Florianópolis (SC)
Confira também:
- Série C: Márcio Zanardi exaltou a boa partida do São Bernardo diante do CSA e destacou que o clube deve ter pés no chão
- SÉRIE C: São Bernardo não é mais invicto, mas lidera sozinho
- CSA-AL 1 x 0 São Bernardo-SP - Fim dos 100% do Bernô
- SÉRIE C: Ypiranga-RS se reabilita e assume vice-liderança; São José também vence




































































































































