ESPECIAL SÉRIE C: Mirassol dita o ritmo com título e Vitória ressuscita pelo acesso

Em compensação, o futebol nordestino teve três rebaixados para a Série D.

Mirassol, ABC, Botafogo-SP e Vitória conquistaram o acesso à Série B 2023.

Mirassol SerieC 2022
Time do Mirassol comemora título. Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol.

Campinas, SP, 24 (AFI) – Com nova fórmula de disputa, a Série C do Campeonato Brasileiro de 2022 ficou marcada por campanha bastante regular do campeão Mirassol e também o renascimento do Vitória, que chegou a lutar contra o rebaixamento e terminou o ano comemorando o retorno à Série B.

NOVA FÓRMULA DE DISPUTA

Ao contrário dos últimos anos, quando os clubes foram separados em dois grupos de forma regionalizada, na atual temporada os 20 clubes se enfrentaram em turno único e com os oito primeiros colocados avançando à segunda fase. Os oito times foram divididos em dois grupos de quatro, sendo os dois primeiros de cada subindo de Divisão.

PRIMEIRA FASE MUITO IGUAL

A primeira fase foi bastante acirrada e terminou com Mirassol (1º), Paysandu (2º) e Figueirense (3º) com os mesmos 33 pontos ganhos. O time catarinense terminou a fase inicial com apenas duas derrotas, mostrando-se forte candidato pelo acesso. Volta Redonda (4º), Botafogo (5º) e ABC (6º) não sofreram riscos, enquanto Vitória (7º) e Aparecidense (8º) avançaram no ‘apagar das luzes’.

A arrancada do Vitória aconteceu graças a chegada do jovem treinador João Burse. Sob seu comando, o time baiano perdeu apenas uma vez em 14 jogos, respirou contra o rebaixamento, se classificou à segunda fase e cravou a vaga na Série B. Uma campanha irretocável e que surpreendeu a todos, até mesmo os mais otimistas rubro-negros. Burse tem apenas 40 anos e antes só havia dirigido o Cianorte, do Paraná.

Mirassol SerieC 2022
Time do Mirassol comemora título. Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol.

NO CAMINHO DO ACESSO

Na segunda fase, o Grupo B teve a soberania paulista. O Mirassol terminou na liderança, com 12 pontos e invicto. Foram três vitórias e três empates. Logo atrás veio o time de Ribeirão Preto, com dez pontos, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Os dois deixaram para trás Aparecidense (3º) e Volta Redonda (4º).

A outra chave (Grupo C) teve outro time com impecável: o tradicional ABC. O Mais Querido conquistou 12 pontos, sendo três vitórias e três empates. Além do time potiguar, quem também subiu foi o Vitória, de João Burse, que encerrou a segunda fase com nove pontos ganhos. Dois a mais que o Figueirense, que deixou o acesso escapar por apenas um gol, frustrando seus torcedores na última rodada.

Líderes de suas chaves na segunda fase, ABC e Mirassol se enfrentam na decisão. No duelo de ida, no Frasqueirão, em Natal, empate sem gols. Na volta, no José Maria de Campos Maia (Maião), no interior paulista, o Mirassol fez 2 a 0 e levantou o caneco de campeão. Camilo (aquele) e Vinicius Mingotti marcaram os gols do Leão ainda no primeiro tempo da partida.

REBAIXAMENTO E MEIO DE TABELA

Na parte inferior da tabela, muitos times fizeram força para amargar o rebaixamento à Série D de 2023. Aliás, o futebol Nordestino foi imensamente prejudicado com os descensos de Atlético-CE (17º), Ferroviário (19º) e Campinense (20º). O outro rebaixado foi o Brasil de Pelotas (18º), que já havia sido rebaixado na Série B de 2021.

Importante destacar que outros times foram muito mal e brincaram com a sorte, caso do Altos, Floresta e Confiança. Por outro lado, alguns estiveram bem longe de convencer seus torcedores, como o tradicional Remo, apenas o 12º colocado na primeira fase e que ficou pelo caminho na luta pelo acesso.

Remo Brasil 2022
Remo não se classificou e o Brasil caiu para a Série D. Foto: Samara Miranda/Ascom Remo.

Confira também: