Em meio à jejum de gols, Soteldo tenta reencontrar o brilho no Santos

Apesar do desempenho apagado em termos de gols, o atacante tem sido um dos mais participativos do Peixe quando está em campo.

IMG 9407
O momento do camisa 10, no entanto, não é marcado apenas pela seca de gols. (Foto: Reprodução/Santos)

Santos, SP, 12, (AFI) – Yeferson Soteldo vive um dos momentos mais desafiadores desde que retornou ao Santos. O atacante venezuelano, conhecido pela habilidade e irreverência em campo, não marca um gol há mais de seis meses — já são quase 200 dias de jejum. A última vez que balançou as redes foi ainda com a camisa do Grêmio, na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, em 26 de outubro de 2023, pela 31ª rodada do Brasileirão.

De lá para cá, Soteldo acumula 25 partidas sem marcar: foram seis pelo Grêmio, 16 pelo Santos (sendo 12 pelo Paulistão, três pelo Brasileirão e um amistoso) e três pela seleção venezuelana, pelas Eliminatórias. Apesar do desempenho apagado em termos de gols, o atacante tem sido um dos mais participativos do Peixe quando está em campo — como mostrou na última atuação, contra o Grêmio, mesmo na derrota santista.

AUMENTO DE PROBLEMAS

O momento do camisa 10, no entanto, não é marcado apenas pela seca de gols. Problemas musculares vêm limitando sua sequência em campo. Soteldo sentiu dores no músculo adutor da perna direita e desfalcou o Santos na estreia do Brasileirão, contra o Vasco. Retornou diante do Bahia, mas logo sofreu um edema na perna esquerda contra o Fluminense. Desde então, ficou de fora de quatro partidas: Atlético-MG, São Paulo, Bragantino e CRB.

A situação atual remete ao último ciclo do atacante com a camisa alvinegra, em 2023. Naquela temporada, Soteldo participou de 32 jogos e marcou apenas um gol — justamente contra o Vasco, na Vila Belmiro, em partida que também ficou marcada por uma provocação polêmica que gerou confusão generalizada e três expulsões.

Somando todas as passagens pelo Santos, Soteldo soma 160 jogos e 21 gols. Seu melhor ano foi em 2019, com 12 gols em 51 partidas. Desde então, sua produção ofensiva caiu: foram sete gols em 2020 e apenas um em 2021, antes de ser negociado com o Toronto FC, do Canadá.

OLHO NO VOZÃO

Enquanto tenta recuperar Soteldo física e tecnicamente, o Santos finalizou neste domingo (5) a preparação para enfrentar o Ceará, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

No CT Rei Pelé, o técnico Cléber Xavier comandou um treino tático e atividades voltadas para bolas paradas. A equipe busca reencontrar o caminho das vitórias para se manter firme na parte de cima da tabela.

Por outro lado, o departamento médico segue movimentado. Neymar, que trata lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda, ainda é desfalque e tem retorno previsto apenas para o fim de maio ou início de junho. Também seguem fora o atacante Guilherme (lesão no bíceps femoral da coxa esquerda) e o volante João Schmidt, com lesão similar sofrida diante do Grêmio.

Confira também: