Dérbi 205: Retrospecto acirrado, mas Guarani não vence Ponte Preta no Majestoso há 14 anos

O Portal Futebol Interior traz os números dos confrontos atualizados para esta edição

Moisés Lucarelli, estádio da Ponte Preta
Estádio Moisés Lucarelli, palco do Dérbi 205

Campinas, SP, 19 (AFI) – Mais um dérbi se aproxima: Ponte Preta e Guarani se enfrentarão pela 205ª vez na história, em jogo válido pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Este será o primeiro dérbi de 2023. O segundo será pela 26ª rodada da Série B, com data-base em 26 de agosto, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

E, para esquentar ainda mais as duas torcidas nos dias que antecedem esse grande clássico, o Portal Futebol Interior preparou alguns especiais com números e curiosidades do duelo campineiro.

RETROSPECTO DO DÉRBI

O Guarani leva ligeira vantagem na história dos dérbis. No retrospecto geral, são 69 triunfos alviverdes contra 67 alvinegras. Além disso, outros 67 dérbis terminaram empatados e há um resultado desconhecido, realizado em março de 1912, justamente o primeiro dérbi.

Até mesmo os gols são muito disputados. Enquanto o Guarani marcou 270 gols, a Ponte Preta balançou as redes 268 vezes.

HISTÓRICO RECENTE

Se fizermos um recorte nos últimos dez dérbis, o cenário também segue com disputa acirrada. São três vitórias do Guarani, três da Ponte Preta e quatro empates. Os dois também marcaram nove gols cada.

TABU EM JOGO

Em dérbis realizados no Moisés Lucarelli, há um tabu a ser batido pelo Guarani. Isso porque o time alviverde não vence há 14 anos. 

A última derrota da Ponte Preta no Moisés Lucarelli para o Guarani foi em 20 de junho de 2009, por 1 a 0, com gol de Caíque logo no começo, pelo primeiro turno da Série B.

COMO CHEGAM?

Na última rodada, a Ponte Preta perdeu para o Londrina, por 3 a 0, e segue com cinco pontos, em 17º lugar, abrindo a zona de rebaixamento (Z-4). O Guarani superou o Sampaio Corrêa, por 2 a 0, e chegou a 12 pontos, em quarto lugar. 

O dérbi campineiro será realizado no domingo, às 18h, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Assim como os clássicos da capital e Santos, o duelo será realizado com torcida única, ou seja, apenas com torcedores alvinegros.

Confira também: