Com todos os méritos, Santos e Audax vão decidir o título paulista da temporada

Os dois finalistas foram definidos nos pênaltis. Mas Audax e Santos mereceram chegar às finais do Paulistão

No jogo do Audax diante do Corinthians, o time de Osasco surpreendeu o time de Tite com o mesmo futebol que o levou a golear o São Paulo na fase quartas-de-final

0002050160856 img

Com todos os méritos, Santos e Audax vão decidir o título paulista da temporada. O Peixão venceu nos pênaltis ao Palmeiras, depois de empatar em 2 a 2 no tempo normal na Vila e o Audax, também depois de empatar com bola correndo no Itaquerão diante do Corinthians, garantiu a sua vaga nas finais da mesma maneira.

Audax mostrou eficiência contra o Corinthians

Audax mostrou eficiência contra o Corinthians

No jogo do Audax diante do Corinthians, o time de Osasco surpreendeu o time de Tite com o mesmo futebol que o levou a golear o São Paulo na fase quartas-de-final. Mereceu até vencer no tempo normal, mas o Timão ainda conseguiu chegar ao empate e provocou a decisão por pênaltis.

O aproveitamento dos jogadores do Audax foi muito superior as do Corinthians. No final, 4 a 1, que levou elenco e comissão técnica do time classificado ao delírio. A Fiel, reconhecendo o esforço de sua equipe, aplaudiu de pé o time corintiano.

Na Vila, em jogo disputado domingo à tarde, o Santos mandou na partida e chegou a fazer 2 a 0. No finalzinho da partida, o Verdão surpreendeu e chegou ao empate, levando a decisão também para os pênaltis. O aproveitamento santista foi melhor e o goleiro Vanderlei foi o grande heroi.

Vanderlei se tornou heroi nos pênaltis ao classificar o Santos

Vanderlei se tornou heroi nos pênaltis ao classificar o Santos

Agora, Santos e Audax vão decidir o título em duas partidas. A primeira em Osasco. A segunda, na Vila Belmiro. Mesmo com decisão na Vila, o Santos vai precisar jogar muito para superar o Audax.

Time de Osasco joga talvez o melhor futebol do campeonato e também tem seus talentos.

Não será surpresa, portanto, que o novo campeão paulista seja o Audax, como já aconteceu num passado recente quando o Santos enfrentou o Ituano, de Itu. Em minha opinião, as possibilidades são quase iguais. Talvez, um ligeiro favoritismo santista, mas que o Audax tem possibilidades de ser campeão ninguém pode negar.

C * U * R * T * A * S

* CONTRA O Corinthians, o Audax começou confuso, talvez pelo nervosismo de seus jogadores. Mas a partir dos dez minutos, colocou a bola no chão e partiu para cima do time dirigido por Tite. O futebol da equipe de Osasco surpreendeu o time da fiel, ao ponto do primeiro gol da partida ser marcado pelo visitante, que arriscou bem mais.

* COMO é praxe desde que Tite assumiu o comando técnico do Corinthians, o alvinegro paulistano reagiu forte e foi buscar o empate. Depois de perder dois gols feitos, André empatou a partida. Apesar disso, o Audax continuou a envolver a defesa corintiana com toques rápidos e arremates de fora da área. Um jogo eficiente e bonito.

* O GOL de desempate acabo saindo, também em arremate de fora da área, para surpresa do goleiro Cássio, que nada pode fazer A partir dali, o Corinthians correu muito até conseguir de novo o empate. Mas o Audax ameaçou sempre e teve chances de garantir sua vitória que acabou não ocorrendo. O empate prevaleceu até o apito final.

Corinthians não segurou o futebol tik-tak do Audax

Corinthians não segurou o futebol tik-tak do Audax

* COM OS 2 a 2 no placar, os dois times prepararam-se para as cobranças de pênalti. Nesta disputa o Audax provou que estava muito melhor preparado. Não errou uma só cobrança, enquanto o Corinthians errou duas. Resultado final, 4 a 1 para o Audax e classificação garantida para as finais. O Timão teve preparo para se classificar.

* NESTE jogo que foi disputado no sábado, os melhores do Corinthians foram Cássio, Felipe (jogou um partidão), André (pelos gols e ajuda na marcação) e Romero, que entrou no segundo tempo. No Audax os destaques foram o goleiro Sidão (que defendeu até pênaltis), Bruno Paulo, Tchê Tchê e Camacho. Time de Osasco na final.

* ESTA FOI a quarta decisão que o Corinthians perde no Itaquerão. Um problema que começa a preocupar dirigentes e comissão técnica do Timão. Maior deficiência está na cobrança de pênaltis. Nos últimos jogos atletas corintianos perderam seis cobranças em nove. Muito para qualquer time. Em especial para um time como o de Tite.

0002050160872 img

* EM COMPENSAÇÃO o Audax está num pico ascensional de fazer inveja. Poucos anos atrás estava lá na quarta divisão. Hoje é um dos finalistas do Paulistão. É um time bem organizado, que joga sem medo, tem alguns jogadores de qualidade e privilegia o coletivo. O técnico Fernando Diniz é o maior responsável por esse crescimento.

* NUMA de minhas últimas colunas eu disse que esse time do Corinthians não é essa maravilha toda que imprensa e torcida dizem. Ganhou de goleada do Cobresal e todo mundo o exaltou. Só não levaram em consideração que o time adversário era tecnicamente muito fraco. Bastou pegar uma equipe bem preparada e o time balançou.

* É POR essas e outras que digo que vários jogadores que hoje integram o elenco corintiano não merecem estar ali. São fracos. Tremem na hora de cobrar pênaltis por falta de personalidade. Por isso, sugiro a diretoria corintiana que reforce o elenco. Se continuar como está o Corinthians não chega as finais da Copa Libertadores de América.

* O AUDAX, ao contrário, está no caminho certo. Joga um futebol eficiente, bonito de se ver e pode até ser campeão paulista. Eu não jogaria todas as minhas fichas no Santos nos jogos finais do Paulistão. Acho que o Audax pode surpreender. Tem futebol para isso. Será uma final emocionante e sem um favorito disparado.

0002050160866 img

* NA VILA o Santos chegou a pensar que estava com a vaga garantida até minutos antes do jogo terminar. Chegou a fazer 2 a 0 através Gabigol e não chegou a dar chance ao Palmeiras de chegar até seu gol. Mas, de repente, com duas alterações, entradas de Rafael Marques e Lucas Barrios, o Verdão reagiu e chegou ao incrível empate.

* FORAM gols relâmpagos. Ambos com a participação de Barrios e Rafael Marques. O primeiro criou as jogadas e o segundo fez os dois gols. Talvez se Cuca os tivesse utilizado antes, o Palmeiras poderia até ter conseguido resultado ainda melhor durante o tempo normal de jogo. Ainda assim, ambos brilharam no final da partida.

* COM OS 2 a 2 no placar, os times foram para a cobrança de peênaltis. Prass chegou a defender um, mas Vanderlei, do Santos, defendeu dois. Além disso, os cobradores do Palmeiras falharam enquanto os do Santos cumpriram suas missões. No final, 3 a 2 nos pênaltis para o Peixe, que é um dos finalistas do Campeonato Paulista.

* MELHORES do Santos foram Gabigol (fez dois gols e barbarizou a defesa inimiga), Vanderlei (prova cada vez mais que é um grande goleiro), Zeca (ótimo lateral direito que marca e apoia bem) e Renato (sempre um grande volante e líder). No Palmeiras destacamos o goleiro Prass, Alessandro, Rafael Marques e Lucas Barrios.

Vanderlei, desta vez, brilhou mais do que Fernando Prass nos pênaltis

Vanderlei, desta vez, brilhou mais do que Fernando Prass nos pênaltis

* BOM lembrar que o Santos teve maior presença em campo durante todo o jogo. Criou mais situações de gol. O Palmeiras me pareceu meio travado. O ataque, em especial, não funcionou como o esperado. Destaque para Alessandro que jogou mais recuado Provou conhecer a posição. Pode até ser titular como meia armador.

* PRASS fez ótimas defesas. Além disso, orientou sempre os companheiros, em especial, os da defesa. Nos pênaltis, defendeu um mas falhou feio na cobrança do último. Ele deu um chutão para fora. Parecia meio desequilibrado psicologicamente. Tanto que ao sair do gramado não quis falar. Mas é sem duvida o grande líder desse time.

* CUCA percebeu que ainda precisa de alguns reforços. O elenco do Verdão parece forte, mas não é. Muitos jogadores já foram testados mas não corresponderam. Acho até que merecem ser dispensados. Numa dessas dá até para tentar algumas trocas. Se insistir com o atual elenco o Palmeiras não vai muito longe no Brasileirão.

* POUCO mais de quatorze mil pessoas estiveram na Vila Belmiro para ver Santos e Palmeiras. Pouca gente para uma semifinal. A ideia do Santos construir novo estádio já precisa sair do papel. Não dá para jogar uma decisão num estádio tão pequeno. O clube perde muito dinheiro com isso. Isso ficou provado no domingo à tarde.

LEIA OPINIÃO FUTEBOL INTERIOR !

* COPA LIBERTADORES terá sequência neste meio de semana. Nesta terça feira, por exemplo, jogam Huracan x Nacional de Medellin (que é favorito) e Deportivo Tachira x Pumas (que é mais time). Na quarta feira, o Corinthians enfrenta o Nacional, em Montevideu (jogo difícil porque em seu campo o time uruguaio costuma jogar bem).

* DE QUALQUER forma, acredito na possibilidade do Timão passar de fase. O Nacional não me parece ter força para ganhar no Itaquerão no segundo jogo. Assim o Timão pode garantir vaga em casa( se a decisão não for para os pênaltis). O Atlético Mineiro pega o Racing, na Argentina e o Grêmio recebe o Rosário Central, no Olímpico.

0002050160874 img

* PARA O Grêmio, a vitória será fundamental nesse jogo, porque lá na Argentina seu time dificilmente conseguirá vencer. Já o Galo mineiro pega um time que costuma ser forte dentro de casa. Um empate cairia bem para o time de Minas. Bom lembrar que essa é a fase Oitavas de Final da Libertadores. Caminhada dura até a decisão.

* NA QUINTA feira o Independiente Del Vale recebe o River Plate da Argentina. River é mais time e é o atual campeão da Copa. O Cerro pega o Boca em Assunção. Nesta briga, o time argentino deve levar a melhor em dois jogos. Finalmente, no Morumbi, o São Paulo recebe o Toluca, do México, um dos melhores times da Libertadores.

* O SÃO PAULO vai precisar jogar muito para vencer o time mexicano que está em grande fase. Se vier com força máxima, o Toluca pode até vencer no Morumbi, Perigo à vista. Calleri, grande artilheiro tricolor, pode até não jogar. Denis, expulso em La Paz, também não joga. Desfalques que podem prejudicar o futebol do Tricolor paulista.

* DE QUALQUER forma, se pensa em seguir adiante na Libertadores, o São Paulo precisa vencer à qualquer custo o time mexicano. De preferência, por mais de um gol. Será importante também não tomar gols. Como se vê, situação bem difiícil para o time de Bauza, que ainda não jogou um grande futebol na Libertadores desse ano.