Brasil feminino estreia no futebol olímpico

Uma pedreira logo no primeiro jogo, porque as chinesas são apontados como favoritas à uma medalha

Brasileiras estão bem preparadas e podem beliscar uma medalha no Japão

Pacaembu e1626832556583

Na verdade, os Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, só começam oficialmente na próxima sexta-feira, dia 23 de julho, as 8 horas da manhã (horário de Brasília). Será neste dia e hora que será realizado o desfile de abertura com presença de todas as delegações classificadas.

Mas para nós brasileiros, a Olimpíada começa dois dias antes, nesta quarta-feira, dia 21, quando a Seleção Olímpica do Brasil enfrenta a China, a partir das 5 horas da manhã (do Brasil) no moderno estádio da cidade de Miyagi. Será a chance de talentosa Marta, nossa melhor jogadora, iniciar a corrida em busca da medalha de ouro olímpica que, mesmo sendo várias vezes escolhida melhor jogadora do mundo, ela jamais ganhou. 

EXPECTATIVA AMPLIADA
A expectativa de que as brasileiras finalmente chegarão a um título de futebol olímpico fica ampliada, quando lembramos que a técnica sueca Pia Sundhage, foi contratada em julho de 2019 só para montar um time de futebol feminino que tivesse reais condições técnicas e táticas para chegar a uma final olímpica com chances até de ganhar o ouro.

De lá para cá as meninas do Brasil participaram de muitos jogos preparatórios e, pelo que dizem os jornalistas que acompanharam esse trabalho, nossa seleção feminina está sim preparada para chegar à final e até de conquistar o título olímpico. Lembro que a seleção foi modificada da última Olimpíada prá cá. 

Mas ela ainda conta com algumas veteranas como Marta (que já chegou aos seus 35 anos) que deve disputar pela última vez o torneio olímpico de futebol. O Brasil já ganhou duas medalhas de prata nesta competição (Atenas e Pequim), mas neste ano a ordem é dar tudo para trazer o ouro. 

MASCULINO NA QUINTA
Mas quando falamos da seleção feminina de futebol que estreia nesta quarta-feira, vem a pergunta: e a seleção masculina, quando estreia nos Jogos? Resposta direta: começa nesta quinta feira, dia 22 de julho, às 8h30 (do Brasil) contra a forte Alemanha.

Será um jogo difícil, mas como nosso time conta com ótimos jogadores e fez uma bela preparação, não será novidade se nossos rapazes também chegarem a grande final e até conquistarem a sonhada medalha de ouro (como ocorreu a quatro anos atrás no Rio de Janeiro).

Na sexta-feira às 8 horas da manhã, aí sim, vão começar os Jogos Olímpicos de Tóquio. A cerimônia de abertura promete ser maravilhosa, porque os organizadores prometeram várias atrações extras para valorizar o desfile inaugural dos Jogos na capital japonesa.

No dia seguinte, sábado, o futebol estará de volta. As 8 da manhã a seleção feminina do Brasil enfrenta a Holanda, E no dia 25, domingo, a seleção masculina encara a Costa do Marfim, às 5h30 da manhã. Neste jogo, por sinal, o Brasil é franco favorito e pode até golear. 

TUDO PELA TV
Os dois jogos da seleção feminina e os dois da masculina, serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, por Galvão Bueno. O veterano narrador também vai transmitir toda a cerimônia de abertura no dia 23. A TV Bandeirantes também estará lá assim como algumas das emissoras do circuito fechado da televisão brasileira.

Em Tóquio, uma das cidades mais povoadas do mundo, quase não há movimento nas ruas. A pandemia ainda assusta muito os japoneses que preferem se recolher em suas casas a passear pelas ruas da cidade. Aliás, justamente por causa do Corona, nenhum estádio ou ginásio onde serão realizadas as competições olímpicas terá público.

É igual acontece no Brasileirão 2021 que, além de rigoroso protocolo, veta a presença do torcedor em todos os estádios. Quem quiser, dizem as autoridades, que os veja pela tv. Numa pesquisa feita meses atrás, a grande maioria da população japonesa se colocou contra a realização dos Jogos (considerado o maior evento esportivo do mundo).

Apesar disso, o COI e a Federação Japonesa, diante das altas cotas de patrocínio que irão receber, insistiram em manter os Jogos no Japão. Como sempre, o dinheiro falou mais alto.

Confira também: