AMAPAENSE: Macapá e Santana abrem 5ª rodada em meio a polêmicas envolvendo a FAF

A rodada é envolta por diversas polêmicas envolvendo a Federação Amapaense de Futebol (FAF) no decorrer da semana, e ainda sem o Santos-AP, mesmo com a decisão do STJD

A partir das 20h, Macapá e Santana se enfrentam no Zerão, buscando manter a esperança viva na briga por vaga na semifinal

Macapa e Santana abrem quinta rodada do Amapaense Easy Resize.com
Foto: Divulgação / FAF

Macapá, AP, 05 (AFI) – A quinta rodada do Campeonato Amapaense, que pode definir os primeiros classificados à semifinal, terá seu pontapé inicial nesta quarta-feira, em uma partida que pode agitar a briga por vaga. A partir das 20h, Macapá e Santana se enfrentam no Zerão, buscando manter a esperança viva.

A rodada é envolta por diversas polêmicas envolvendo a Federação Amapaense de Futebol (FAF) no decorrer da semana, e ainda sem o Santos-AP, mesmo com a decisão do STJD para o retorno do clube ao estadual.

PARA SONHAR

Na reta final da primeira fase do Amapaense, Macapá e Santana ainda sonham com uma vaga na semifinal. Para isso, somente a vitória importa para ambos os times. Em caso de derrota, a chance de classificação pode ficar mais distante.

Em quinto, com um ponto, o Santana está apenas uma posição atrás do G4, cujo primeiro time é o Ypiranga, com quatro. Em caso de vitória, pode encostar no rival, que joga no dia seguinte. No caso do Macapá, que ainda não pontuou, uma derrota pode significar a eliminação. A equipe aparece na sétima colocação.

SEQUÊNCIA

A rodada segue no dia seguinte, com um jogo que pode selar o primeiro classificado. Também às 20h, no Zerão, o terceiro colocado Oratório garante sua vaga matematicamente na semi caso vença o Ypiranga. No caso da equipe visitante, uma vitória encaminha a vaga.

A rodada se encerra na segunda-feira (11), às 20h, novamente no Zerão, quando Independente e Trem fazem um duelo direto pela liderança. Assim como o Oratório, ambas as equipes possuem nove pontos e lutam por uma vaga. Com o mesmo saldo do Trem, o Independente leva vantagem no critério gols marcados e lidera o estadual.

POLÊMICAS

Mesmo com as vagas em jogo, o que mais agitou a semana amapaense foram as polêmicas envolvendo a FAF. O Portal Futebol Interior informou nesta terça-feira que José Augusto Silva da Luz, ex-motorista da Federação Amapaense de Futebol (FAF), fez denúncias graves na segunda-feira da semana passada (26/02), em cartório da capital Macapá-AP, contra o presidente da entidade, Roberto Góes, e também contra o vice, Netto Góes, apontando desvio de verbas com suspeita de utilização na campanha de Roberto para deputado estadual.

Os documentos incluem ainda denúncia de agressão física contra Netto, filho de Roberto, que está respondendo como presidente enquanto o pai se encontra afastado do cargo na FAF. José Augusto também revelou que sofreu tentativa de compra do silêncio.

Além disso, ainda foi identificado mais um episódio que denigre o futebol local aconteceu no início desta semana, na sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF). O Ex-Deputado estadual Edinho Duarte (SOLIDARIEDADE), preso na operação ECLESIA por desvio de dinheiro e Adenos Padeirinho, presidente do São Paulo-AP foram “às vias de fato” em reunião na Federação.

O motivo da desavença seria a disputa por R$3 milhões do repasse do governo estadual à Federação, que deveria ser dividida entre os clubes do estado.

SANTOS SEGUE FORA

Outro fato que segue sem definição, desde antes do início do estadual, é a participação ou não do Santos-AP no estadual. Após aproximadamente um mês de luta na justiça, o Santos conseguiu o aval para retornar ao Campeonato Amapaense. Na noite do dia 29 de janeiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) apresentou um recurso que quebrava a decisão da Federação Amapaense de Futebol de suspender o Peixe de todas as competições organizadas pela FAF.

Porém, no dia seguinte, a Federação não acatou à decisão do Tribunal e emitiu uma nota afirmando que iria entrar com um recurso para revogar a decisão. Assim, o Santos segue sem calendário.

FINALIZADO
unnamed file 392
Santos
0 0
unnamed file 393
São Paulo-AP
FINALIZADO
unnamed file 533
Independente-AP
1 0
unnamed file 92
Trem-AP
FINALIZADO
unnamed file 692
Oratório
0 1
unnamed file 463
Ypiranga-AP
FINALIZADO
unnamed file 532
Macapá-AP
1 2
unnamed file 693
Santana-AP

Confira também: