Paulistão: Reciclável, bola da final do Estadual é feita a partir de garrafas pet

Modelo usado na competição conta com tecnologia desenvolvida pela Penalty, que produz as pelotas para diversos Estaduais do país

Para cada unidade da bola fabricada pela marca, um total de 4,5 garrafas pet são reaproveitadas

Foto Guilherme Veiga Ag Paulistao
Foto: Guilherme Veiga/Agência Paulistão

São Paulo, SP, 05 (AFI) – Chegou a hora de conhecermos o campeão paulista de 2024. Palmeiras e Santos se enfrentam no próximo domingo (7), às 18h, no Allianz Parque E o confronto, que vai mexer com a paixão de milhões de torcedores, também tem compromisso com a sustentabilidade.

A bola que vai rolar no gramado sintético da casa palmeirense é a S11 Ecoknit, da Penalty, produzida a partir de garrafas pet. Para cada unidade da bola fabricada, 4,5 garrafas pet são reaproveitadas. Só na edição 2024 do Campeonato Paulista, 1.304 unidades foram utilizadas nas partidas do estadual, o que significa que 5.868 garrafas foram retiradas do meio-ambiente.

O artigo esportivo tem 62% de sua composição oriunda de materiais sustentáveis, incluindo insumos provenientes da cana-de-açúcar. Caso comece a chover, a bola conta com a tecnologia Termotec, que garante 0% de absorção de água, para permitir ao jogador mostrar suas habilidades até mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

O produto possui ainda a certificação máxima da Fifa, denominada “Quality Pro”, que é obtida após inúmeros testes e que a torna apta para ser usada em qualquer competição profissional ao redor do mundo.

Desde 2018, com a linha Ecoknit, a Penalty já reaproveitou mais de 2 milhões de garrafas pet. Atualmente, a coleção conta com mais de 10 produtos, englobando, além das bolas, meiões e chuteiras de futebol de campo, society e futebol de salão. Com uma garrafa e meia, por exemplo, é possível produzir um metro de tecido, que viram cinco meiões. Já para fabricar um par de chuteiras, é necessário apenas uma garrafa. 

Confira também: