Santos pode se tornar 1º grande a conquistar Paulistão com Série B no calendário

Neste ano de 2024 o título seria especial, já que o Peixe pode se tornar o único clube a conquistar o estadual com a Série B no calendário

Com um gol de vantagem no placar agregado, o Santos vem a campo no domingo precisando apenas de um empate para se sagrar campeão

Santos
Peixe pode ser campeão paulista com Série B no calendário (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Santos, SP, 05 (AFI) – Com um gol de vantagem no placar agregado, o Santos vem a campo no domingo precisando apenas de um empate para se sagrar campeão do Campeonato Paulista. Neste ano de 2024 o título seria especial, já que além de quebrar um jejum, também tornaria o Peixe o único clube a conquistar o estadual com a Série B do Campeonato Brasileiro no calendário entre os quatro grandes do estado.

Enquanto Santos e São Paulo nunca disputaram a segundona nacional, o Corinthians carimbou sua passagem no ano de 2008, mas enquanto foi campeão da Série B, quem ficou com o título paulista foi o Palmeiras. Por sua vez, o Verdão também foi campeão nacional nas duas vezes após o rebaixamento, em 2003 e 2013, mas em ambas o título paulista ficou com o Timão.

Santos
Alvinegro Praiano tem vantagem na decisão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

No século passado, a dupla também figurou participações na Taça de Prata, tida como o torneio de segundo escalão da época, mas que era disputado em módulos, e os clubes eram divididos de acordo com suas campanhas no estadual, portanto sem um sistema de rebaixamento e acesso.

O Palmeiras marcou presença na competição em 1981, mas naquele ano o São Paulo levantou o título do Paulistão. No ano seguinte, em 1982, Palmeiras e Corinthians dividiram participação na ‘Segunda Divisão’, e aí sim o Timão foi de fato campeão estadual, mas não havia anteriormente sido rebaixado no cenário nacional, configuração diferente da forma inédita com que o Santos pode levantar a taça em 2024.

SANTOS VAI SER CAMPEÃO PAULISTA?

Falando em taça, a do ano se 2024 é a mais próxima do Santos desde o título de 2016, quando na época superou o Osasco Audax. De lá para cá foram duas eliminações nas semifinais, outras duas nas quartas, e outras três, as mais recentes, ainda na primeira fase.

Desta vez, o Peixe chega no segundo duelo da decisão precisando empatar com o Palmeiras para conquistar seu 23º título. Em caso de derrota por um gol de diferença no Allianz Parque, domingo, no duelo que se inicia às 18h, a decisão do título será nas penalidades, enquanto uma vitória mais elástica garante o quarto título alviverde das últimas cinco edições.

Confira também: