Guarani x Ponte Preta - Onde assistir, arbitragem e escalações
Guarani e Ponte Preta chegam ao Dérbi 213 em momentos opostos no Paulistão. Brinco de Ouro vai estar lotado neste sábado.
O Bugre ocupa a quinta colocação, com oito pontos, enquanto a Macaca é a lanterna, com apenas um e ameaçada pelo rebaixamento.
Campinas, SP, 30 (AFI)- Guarani e Ponte Preta se enfrentam neste sábado, às 16h, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, no Dérbi de número 213 da história. O Bugre ocupa a quinta colocação, com oito pontos, enquanto a Macaca é a lanterna, com apenas um e ameaçada pelo rebaixamento, em um clássico que coloca frente a frente dois momentos distintos na competição.
FUTEBOL INTERIOR DÁ PRÊMIOS
Este jogo pode ser acompanhado online pelo PLACAR AO VIVO e foi transmitido ao vivo também pela Rádio Futebol Interior. E quem acompanhar vai concorrer a vários prêmios. Na TV, a opção é um dos canais da HBO (TV Fechada).
A narração será de Carlos Corsato; reportagens de Pedro Lino e Israel Macacast comentários de Daniel Rinaldi. E direto do estádio: Roberto Marcondes. O comando técnico será de @felipemarques.
Abertura acontecerá às 14h30 e encerramento às 20h30.
Este jogo será transmitido, ao vivo, pelo FUTEBOL INTERIOR por estes canais:
- YouTube/Futebol Interior,
- Site futebolinterior.com.br/rádio,
- Alexa (basta dizer “Alexa, tocar Rádio Futebol Interior”),
- Além dos aplicativos Rádios Net, CX Rádio e TuneIn, disponíveis gratuitamente nas lojas de aplicativos.
VEJA A LIVE –
FUMAGALLI & PIÁ QUE ANTECEDEU O DÉRBI 213
GUARANI EMBALADO POR VITÓRIAS
O Guarani chega embalado por duas vitórias consecutivas, a última por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no Canindé. Sem novos problemas físicos, o técnico Matheus Costa não ganhou baixas em relação ao último jogo e vive a dúvida entre repetir a escalação pela quarta vez seguida ou promover ajustes pontuais.
“Clássico não tem favorito, mas a gente chega confiante pelo que vem construindo.
O momento é bom, o ambiente é leve e o grupo está focado
em fazer um jogo consistente, com personalidade”, afirmou Matheus Costa.
Os desfalques seguem sendo o zagueiro Rafael Donato e o volante Igor Pereira, no departamento médico, enquanto o lateral-direito Rian ainda é dúvida para o clássico.

Foto: Raphael Silvestre
GUARANI LIDERA DÉRBIS
Desde 1916, o Bugre lidera o retrospecto do confronto: são 211 partidas, com 71 vitórias alviverdes, 70 triunfos da Macaca e 70 empates. Um novo resultado positivo da Macaca pode, pela primeira vez em 110 anos, igualar o número de vitórias no dérbi. É um retrospectro altamente equilibrado.
No ano passado foram realizados quatro dérbis, com ampla vantagem pontepretana. A Macaca venceu três e empatou uma vez.
Em 2026, acontecerá apenas um confronto, este do Paulistão 2026, porque os dois rivais estão em divisões diferentes no Brasileirão. O Guarani segue na Série C, enquanto a Ponte Preta vai disputar a Série B, a partir de março.
Fora de campo, o clássico já mobiliza a torcida: mais de 15 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, e os setores do tobogã e do tobogã inferior já estão esgotados. A expectativa é de venda total dos 19.363 bilhetes, todos para os bugrinos, porque os dérbis são disputados com torcida única.
O árbitro é experiente e faz parte do quadro da Fifa: Flávio Rodrigues de Souza.

PONTE PRETA EM RECONSTRUÇÃO
Do lado pontepretano, o cenário é de reconstrução e expectativa. Somou seu primeiro ponto no Paulistão ao empatar por 2 a 2 com o Noroeste, resultado que também marcou os primeiros gols no campeonato.
Tudo isso depois da inoperância da diretoria em lidar com o ‘Transfer Ban’, que impediu a inscrição de reforços por quatro rodadas. Na lanterna com um ponto, precisa se recuperar nos últimos três jogos: Guarani (fora), Portugeusa (fora) e São Paulo (em casa).
A torcida está na bronca e já fez vários protestos contra a direção do clube. Ela deu uma trégua nesta semana antes do Dérbi 213, mas deve voltar às cobranças após o confronto.
Mesmo porque, independente de qualquer resultado, a Ponte Preta continuará em situação delicada na competição. DEsde o início aparece como lanterna e cotada ao rebaixamento à Série A2 em 2027.
O técnico Marcelo Fernandes trabalha com novidades no elenco e uma série de dúvidas para a montagem do time titular.

ÉLVIS RESSUCITA NA MACACA
A principal novidade é a reintegração do meia Élvis, que voltou a ficar à disposição após acordo com a diretoria. Maior ídolo do time e capitão nas conquistas recentes do clube, como o inédito título brasileiro da Série C, ele está sem treinar há quase duas semanas.
Chegou a entrar com processo contra o clube, pedindo um valor superior a R$ 8 milhões por atrasos salariais, de direito de imagem e até de Fundo de Garantia. Élvis fez um acordo na quinta-feira à noite, treinou na sexta-feira e vai para o jogo, renovando a esperança da torcida numa reação.

PONTE PRETA ATRÁS DE REFORÇOS
Além dele, a diretoria correu atrás de reforços e conseguiu a regularização no BID dos laterais Bryan Borges e Kevyson e do atacante Luís Phelipe. Em contrapartida, o departamento médico segue cheio: Jonathan Cafú, recém-anunciado, lesionou o tornozelo no primeiro treino e está fora do clássico.
O jovem zagueiro Diego Leão, o lateral João Gabriel e o também lateral Lucas Justen seguem em tratamento, enquanto o zagueiro Saimon é dúvida. O tornozelo dele está inchado e ele já não atuou diante do Noroeste.
“A gente sabe do peso do clássico e da responsabilidade do momento, mas também
vê o jogo como uma oportunidade de recomeço. É um elenco que está sendo ajustado,
com chegadas importantes, e o dérbi pode ser um ponto de virada”,
destacou Marcelo Fernandes.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª Fase
-
Rodada:
- 6ª Rodada
-
Data:
- 31/01/2026
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Flávio Rodrigues de Souza (Fifa)
-
Assistentes:
- Daniel Luís Marques e Bruno Silva de Jesus.
-
VAR:
- Rodrigo Guarizo do Amaral
-
Estádio:
- Brinco de Ouro
-
Local:
- Campinas (SP)



































































































































