Paysandu-PA x Botafogo-PB - Vale liderança da Série C
Entrando em campo pelo objetivo igual, Papão da Curuzu e Belo medem forças num confronto direto visando vaga no G-2
Paysandu aposta na força da torcida para se manter invicto e depender apenas de si pela classificação, já Belo tenta esquecer derrota
Belém, PA, 15 (AFI) – O Paysandu faz confronto direto, neste domingo (17), frente ao Botafogo-PB pela liderança do Grupo B da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Times venceram uma vez cada e se enfrentam no Mangueirão, às 16h, na 3ª rodada.
O Papão somou sua primeira vitória e foi a quatro pontos ao bater o Amazonas, fora de casa, ficando na vice-liderança por fazer um gol a menos em relação ao Volta Redonda. O Belo, por sua vez, vem de derrota para o Voltaço, totalizando três pontos ganhos na 3ª posição da chave.
MANGUEIRÃO COM RECORDE
Pela importância do jogo, a torcida do Paysandu foi convocada e promete encher o Mangueirão, que há dez dias recebeu a seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas. Foram vendidos mais de 40 mil ingressos, o suficiente para ser o recorde da temporada, que também é do estádio paraense, do jogo entre Remo 1 x 1 Figueirense, pela 10.ª rodada. Na ocasião o público foi de 31.231 torcedores.
BASE MANTIDA
Pela primeira vez em toda a temporada, o Paysandu poderá repetir a escalação inicial, mesmo estando desfalcado. O Bicolor não poderá contar com a presença do meia Leandrinho, que foi expulso durante a confusão ocorrida frente à Onça-Pintada; como é reserva, não gera interferência na montagem do time.
Certeza também é a volta de Hélio dos Anjos à área técnica, já que cumpriu suspensão automática no último jogo do Papão da Curuzu. O técnico tem Nicolas Careca e Bruno Alves como dúvidas, mas considera o embate contra os paraibanos como o “mais importante de sua vida”.

“Para mim, o próximo jogo é sempre mais importante. Acompanho o Paysandu há tantos anos e os últimos foram de muitas dificuldades, sempre buscando o acesso. Este ano, sabemos que está tudo muito difícil e as coisas foram melhorando com apoio. Chegamos em uma condição de saber que é um jogo decisivo, que pode chegar a sete pontos. Emocionalmente, o jogo é lá em cima, vejo com um dos jogos mais importantes da minha vida”, avaliou.
BELO ALTERADO
O fato de ter sido derrotado na última partida não provocaria nenhuma novidade na escalação do Botafogo frente ao Paysandu, mas uma baixa importante forçou a modificação no time. Os paraibanos perderam o meia Bismark, por grave ruptura no ligamento cruzado anterior cruzado do joelho esquerdo, para o restante da temporada e tendo retorno somente em 2024.
Dessa maneira, a expectativa é que os botafoguenses entrem em campo mais cautelosos, deixando o meio-campo robusto e com maior poder de marcação. Assim, Radsley entra para ajudar ainda na criação de jogadas, fazendo a equipe sair do seu 4-3-3 já habitual para um 4-4-2.
Ausente da partida, por ter sido expulso, o treinador Felipe Surian mostra ciência da dificuldade a ser encontrada. Após o apito final ante o Voltaço, prometeu corrigir os erros e ir com o que tem de melhor: “Todos os jogos são difíceis e diante do Paysandu não será diferente. Trabalhar para corrigir erros, pois a gente virá forte. Nosso jogadores merecem todo nosso respaldo, nossa confiança. Tenho certeza que vamos fazer um jogo forte e vamos em busca dos três pontos”, garantiu Surian.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 2ª
-
Rodada:
- 3ª
-
Data:
- 17/09/2023
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- João Vitor Gobi (SP)
-
Assistentes:
- Anderson José de Moraes Coelho (SP) Diego Morelli de Oliveira (SP)
-
VAR:
- José Cláudio Rocha Filho (Fifa-SP)
-
Estádio:
- Mangueirão
-
Local:
- Belém (PA)




































































































































