HISTÓRIA: 40 anos do maior público de um jogo no interior paulista
Duelo foi válido pelas semifinais do Campeonato Brasileiro de 82
Campinas, SP, 15 (AFI) – Nesta sexta-feira, 15 de abril, completa 40 anos do maior público em um jogo realizado no interior paulista. No dia 15 de abril de 1982, na vitória do Flamengo de 3 a 2 sobre o Guarani, o estádio Brinco de Ouro recebeu 52.002 pagantes, recorde de público que nunca mais será quebrado já que os estádios do interior não têm capacidade para absorver esse número de torcedores.
Na ocasião, Guarani e Flamengo disputavam as semifinais do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo, ocorrido no domingo anterior, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo havia vencido por 2 a 1. Com melhor campanha, o Guarani chegaria às finais se vencesse o Flamengo em Campinas.

ÁRBITRO GAÚCHO PREJUDICOU O GUARANI
A partida foi de alto nível técnico, mas o apitador gaúcho Carlos Sérgio Rosa Martins prejudicou o Guarani ao inverter várias faltas e ao marcar uma penalidade máxima inexistente aos 20 minutos do segundo tempo, quando o lateral Almeida cabeceou uma bola e Rosa Martins assinalou pênalti, interpretando que o jogador bugrino houvera colocado a mão na bola. Zico foi para a cobrança e converteu a penalidade.
O veterano goleiro Wendell, hoje morando no interior de Santa Catarina, também teve sua atuação muito contestada por ter falhado em dois dos três gols do time carioca.
Com a vitória, o Flamengo chegou às finais do Campeonato Brasileiro de 1982, e venceu o Grêmio, tornando-se campeão brasileiro daquela temporada. Um ano antes, em 1981, o clube carioca foi campeão da Copa Libertadores e na sequência campeão mundial interclubes, derrotando o Liverpool no Japão por 3 a 0.
FICHA TÉCNICA:-
GUARANI 2 X 3 FLAMENGO
Estádio Brinco de Ouro, em Campinas/SP
Data: 15/04/1982
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)
Público: 52.002 pagantes
Gols: Flamengo: Zico, aos 22’ do 1 tempo e aos 3’ e aos 21’ (pênalti) do 2 tempo.
Guarani: Jorge Mendonça, aos 3´do 1 tempo e Jorge Mendonça, aos 45´do 2 tempo.
Equipes
Guarani:- Wendell; Rubens, Jayme, Edson e Almeida; Ederson, Jorge Mendonça e Hernani Banana; Lúcio, Careca e Zezé (Henrique).
Treinador: José Duarte.
Flamengo:- Raul; Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Vítor); Tita, Nunes e Lico.
Treinador: Paulo César Carpegiani.






































































































































