Freddy Rincón desbravou o interior paulista como treinador

Rincón, porém, não teve o mesmo sucesso da época de jogador

Freddy Rincón foi treinador de São Bento, São José e Flamengo de Guarulhos depois de pendurar as chuteiras

freddy rincon treinador sao bento 01
Freddy Rincón em sua passagem pelo São Bento (Foto: Fábio Rogério/Jornal Cruzeiro do Sul)

Campinas, SP, 14 (AFI) – Falecido na madrugada desta quinta-feira, aos 55 anos, em decorrência de um acidente automobilístico, Freddy Rincón ficou marcado pelo que fez, principalmente, com as camisas do Corinthians e da seleção colombiana.

O que poucos se lembram é que o ex-volante trabalhou no interior de São Paulo como treinador. A sua primeira experiência foi no São Bento, em 2007. Três anos depois de encerrar a carreira no Corinthians, Freddy Rincón desembarcou em Sorocaba.

Um dos responsáveis pela contratação foi o diretor de futebol Roberto Carlos Felisberto, que falou com exclusividade ao Portal Futebol Interior. Freddy Rincón, que havia acabado de treinar o Iraty-PR, foi o escolhido para comandar o São Bento na elite do Paulistão depois do acesso conquistado em 2006.

“Quando subimos para a Série A1, vários nomes surgiram e um deles foi o do Rincón. Passei para o presidente João Câncio, que marcou uma reunião com ele e se acertaram. Para nós foi uma boa contratação, pelo conhecimento que ele tinha e trouxe alguns jogadores que eram do Corinthians”, contou Roberto Carlos Felisberto.

Apesar de toda a expectativa, o time montado não engrenou e o São Bento acabou sendo rebaixado novamente para a Série A2 do Paulista. Freddy Rincón acabou sendo demitido antes do término do campeonato, a contragosto do ex-dirigente. O que ficou, porém, foram as boas lembranças.

“Ele era um treinador bem exigente, gostava das coisas certas. Como pessoa era excelente. Não tenho nem o que falar dele. Infelizmente perdemos um grande nome no futebol”, lamentou o ex-dirigente do Bentão.

TEVE MAIS!
Dois anos depois de deixar o São Bento, Freddy Rincón foi o escolhido para comandar o São José na Copa Paulista de 2009. A passagem do colombiano durou apenas seis partidas – quatro derrotas, um empate e uma vitória -, mas nem por isso não tem história para contar.

Pela terceira rodada da Copa Paulista, contra o São Bernardo, Freddy Rincón surpreendeu a todos ao não levar goleiro reserva. A ideia era ter mais opções de linha. No final deu certo e o colombiano conquistou a sua única vitória no comando do São José – 2 a 0, no Martins Pereira.

“Trabalhamos pouco tempo juntos, porque eu estava como presidente interino e acabei saindo depois, mas ele era muito gente boa, uma ótima pessoa. Só tenho o que falar bem dele”, disse Eduardo Peneluppi, que na época estava como presidente interino da Águia do Vale e relembrou da história contada acima:

“Teve um fato curioso neste pouco tempo. O Rincón foi para um jogo sem goleiro reserva e a imprensa achou tudo estranho. Eu também. Fui até a sua sala e perguntei o que ele estava fazendo. Ele disse: ‘calma presidente, calma presidente, eu sei o que estou fazendo'”.

Por último, em 2011, Freddy Rincón passou pelo Flamengo de Guarulhos, sendo o primeiro treinador da parceria firmada entre o clube rubronegro e o Corinthians. Foram apenas três meses, com cinco derrotas em sete jogos no Campeonato Paulista da Série A3.

“A AA Flamengo Guarulhos lamenta profundamente o falecimento nesta madrugada do ex-técnico do clube e ídolo colombiano, Freddy Rincón, aos 55 anos. Rincón foi técnico do Flamengo em 2011, durante o Paulista – Série A3. Descanse em paz, Freddy!”, postou o clube.

Confira também: