Internacional pode ser primeira ‘novidade’ a cair para a Série B desde 2008

Se não conseguir se salvar nessa reta final, o Colorado será o primeiro ‘gigante’ a estrear na Série B desde a primeira queda do Vasco

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 21 (AFI) - A situação do Internacional está complicada e as perspectivas não são das melhores. A três rodadas do fim do Brasileirão, o time segue na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 39 pontos, a três do Vitória, primeira equipe fora do Z4. Se não conseguir se salvar nessa reta final, o Colorado será o primeiro ‘gigante’ a estrear na Série B desde a primeira queda do Vasco, em 2008.

O primeiro rebaixamento vascaíno foi a última vez que a segunda divisão contou com a participação inédita de um time vindo da elite. Depois disso, houveram apenas estréias de times que subiram da Série C: Guaratinguetá e Icasa em 2010, Salgueiro e Boa Esporte em 2011, Oeste em 2013, Luverdense em 2014 e Macaé em 2015.

Neste período, o Palmeiras foi rebaixado, em 2012, mas sua estréia na segunda divisão em 2003. O mesmo o ocorreu com o Vasco, que caiu mais duas vezes, em 2014 e 2015. Hoje, a lista de ‘gigantes’ rebaixados conta com sete nomes. Além de Palmeiras e Vasco, também caíram Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Botafogo, todos antes de 2009.

O Internacional precisa reagir para tentar se livrar do rebaixamento. (Foto: Divulgação)
O Internacional precisa reagir para tentar se livrar do rebaixamento. (Foto: Divulgação)
Dessa maneira, o Inter seria oitavo time de grande expressão do país a disputar a Série B do Brasileiro. Um dos orgulhos da torcida colorada é justamente o fato do time nunca ter sido rebaixado, enquanto o rival Grêmio já passou pelo drama.

Nos últimos tempos, quase sempre vinha brigando na parte de cima da tabela nas edições anteriores do Brasileirão. Em 2014, por exemplo, terminou a competição em terceiro lugar e em 2015 em quinto. Porém, 2016 reservou algumas supresas.

Agora, o Inter se prepara para enfrentar o Corinthians às 20 horas desta segunda-feira, em Itaquera, pela 36ª rodada, precisando de uma vitória para ao menos igualar a quantidade de pontos do Vitória.