Torneio Clausura da Liga Mexicana começa neste final de semana

Campeão do Apertura chega como principal candidato ao título na Liga MX

por Agência Futebol Interior

Parece que foi ontem que o Tigres bateu o América e, de forma dramática, conquistou o título do Apertura da Liga MX. Bem, ontem é exagero, mas a final ocorreu no dia 25 de dezembro - atrasada pelo compromisso dos Águilas no Mundial de Clubes da FIFA. A equipe de Nuevo León nem se curou da ressaca do título e a bola já volta a rolar pelos gramados mexicanos 13 dias depois - menor distância da história entre a final do Apertura e o começo do Clausura. Que venha mais um torneio! Serão oito partidas disputadas no próximo final de semana (07 e 08 de janeiro) na terra do Chaves. A briga promete ser boa!

Para os que não se recordam, a decisão do Apertura certamente matou alguns torcedores do coração: Tigres e América fizeram uma final épica! Após um empate em 1 a 1 no Estádio Azteca, a igualdade teimou em insistir no duelo de volta no EstadioUniversitario - o que levou oduelo para a prorrogação. Um dos destaques da temporada, Edson Álvarez guardou o dele no começo do tempo extra e estava dando o título aos Águilas, isso até Jesus Duenas acertar uma cabeçada no último minuto e levar o embate para os pênaltis. O Tigres acertou as três primeiras cobranças, já o América errou todas - parado em atuação heroica do goleiro NahuelGuzman! Faltou tequila para comemorar lá em Nuevo León! Será que foram para Acapulco?

Apenas 13 dias após a decisão, os Auriazules já voltam a campo no palco do título, o Universitario, para encarar o Santos Laguna no próximo sábado às 23h (de Brasília). Começa a arrancada dos comandados do técnico brasileiro Tuca Ferreti! O desafio será grande: apenas em duas oportunidades neste novo formato de disputa um time faturou o Apertura e o Clausura no mesmo ano (León em 2013 e 2014). Mesmo com esse retrospecto desfavorável, o Tigres é sim o time a ser batido no futebol mexicano no momento.

Por quê? Bem… Ao contrário dos principais rivais, grande parte do elenco campeão deve permanecer. A dupla de zaga formada entre o brasileiro e capitão Juninho e Hugo Ayala segue consistente e dá muita proteção para a defesa - permitindo a Guido Pizarro e Jesus Duenas atuarem mais soltos no meio-campo abastecendo o excelente atacante francês Andre-Pierre Gignac. Dentre os principais concorrentes, o América vive um momento de reestruturação após os fracassos recentes, o arquirrival Monterrey nem se classificou para a fase final do Apertura e o Pachuca viu seu principal jogador - o meia Victor Guzman - ir para o Chivas.

Apesar desse favoritismo, não será uma boa pedida investir nos Auriazules na partida de estreia no próximo sábado, pois o time deve poupar alguns de seus principais jogadores - um merecido descanso após a final extremamente desgastante há duas semanas. Além do mais, o Santos Laguna - apesar da campanha ruim no Apertura - vem sendo uma pedra no sapato do Tigres nos últimos anos: foram três empates e duas vitórias de Los Guerreros nos últimos cinco encontros entre as equipes. Segundo o Oddsshark.com/br, a pedida é uma vitória do Santos Laguna fora de casa - o que paga R$2,63 a cada real investido.

Quem também entra em campo no sábado às 23h é o Tihuana - equipe bem conhecida dos brasileiros. O time foi o principal favorito a vencer o Apertura após terminar em primeiro na fase de pontos corridos, mas caiu logo na primeira fase de mata-mata para o León: o 8º colocado na primeira fase enfiou um sonoro 3 a 0 em casa e administrou a vantagem fora. O baque pelos lados dos Xolos foi grande - dois pilares deixaram a equipe: Federico Vilar se aposentou e Gabriel Hauche foi para o Toluca.

Mesmo assim a equipe é, ao lado do Tigres, uma das grandes favoritas ao Clausura. O EstadioCaliente foi reformado e será o pesadelo dos adversários mais uma vez: os times mexicanos odeiam jogar por lá pelas viagens longas e o gramado artificial. Os torcedores de Palmeiras e Atlético-MG lembram bem do drama. Os Xolos iniciam a caminhada fora de casa contra o desesperado Morelia neste sábado (7) - time que estaria rebaixado hoje no complexo esquema de seis temporadas da Liga MX. A pedida aqui é uma estreia com vitória do Tihuana - se isso acontecer você recebe R$2,80 a cada real investido também pelos números doOddsshark.com.br.

Novela mexicana? América ganha folga na primeira rodada do Clausura

Impossível não fazer comparações aqui… O drama recente vivido pelo América é digno de novelas mexicanas, ou, simplesmente, novelas por lá. Os roteiristas de Maria Do Bairro ou A Usurpadora podiam aproveitar a ideia! O time de coração do genial Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, foi do céu ao inferno em pouco mais de um mês: se classificou para as finais do Apertura, mas teve que adiar as partidas para disputar o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, no Japão.

O time perdeu para Real Madrid e Atletico Nacional na Terra do Sol Nascente, retornou ao México para jogar a decisão contra o Tigres e caiu do jeito dramático que foi explicado acima. Por todo esse desgaste, a Federação Mexicana deu aos Águilas uma semana a mais de folga - o América estreia no Clausura apenas no dia 15 de janeiro contra o Toluca fora de casa.

Confira todos as cotações da 1ª rodada do Clausura com odds do Oddsshark.com/br:

Sexta-feira - 6 de janeiro

(2,60) Veracruzvs Club Queretaro (2,70) - Empate paga 3,20

Sábado - 7 de janeiro

(1,95) Cruz Azul vs Club Necaxa (4,00) - Empate paga 3,30

(2,63) Tigres UANL vs Santos Laguna (2,63) - Empate paga 3,35

(2,50) Moreliavs Tijuana Xolos (2,80) - Empate paga 3,20

(2,50) Club Leon vsPachuca (2,75) - Empate paga 3,30

(2,00) Chivas Guadalajara vs Pumas UNAM (3,75) - Empate paga 3,40

Domingo - 8 de janeiro

(1,80) Toluca FC vs Atlas FC (4,75) - Empate paga 3,45

(3,30) Puebla FC vs CF Monterrey (2,16) - Empate paga 3,40