Zé Carlos vira referência no Criciúma que lutará pelo acesso na Série B

Atacante está de volta ao Tigre e espera repetir os gols, a artilharia e o acesso com a camisa aurinegra

Atacante está de volta ao Tigre e espera repetir os gols, a artilharia e o acesso com a camisa aurinegra

0002050305268 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – O técnico Argel Fucks deu outra cara ao Criciúma no Campeonato Catarinense. Mas ele não terá toda a responsabilidade na longa caminhada pela Série B. Outro grande nome do Tigre será o experiente atacante Zé Carlos (foto). Ídolo da torcida aurinegra, Zé do Gol já deixou sua marca três vezes desde a sua volta. Ele, aliás, espera repetir o que fez mesmo Criciúma em 2012 com 27 gols e acesso à elite do Brasileirão.

“Estou feliz por ter retornado ao Criciúma e sei que posso ser muito útil ao clube. Com o fim do Estadual, já passamos a focar na Série B e temos como objetivo o acesso à elite do brasileiro. Vamos nos preparar forte para que possamos realizar uma grande campanha e dar esse presente ao nosso torcedor”, disse atacante.

Zé Carlos não pensou duas vezes antes de voltar ao Tigre. E olha que o clube do interior catarinense vivia um momento conturbado, lutando contra o rebaixamento. Zé do Gol, no entanto, trouxe a tranquilidade e as bolas nas redes. Ele deixou sua marca logo na estreia no empate, por 1 a 1, com o Tubarão. De lá para cá, o Criciúma emendou seis jogos sem derrotas (quatro vitórias e dois empates) e terminou o Estadual longe do descenso.

“Sabia das dificuldades do clube, mas queria muito voltar ao Criciúma. Foi aqui que me destaquei nacionalmente com gols e artilharia. Tenho carinho muito grande pela torcida do Criciúma e juntos vamos realizar uma grande Série B e buscar o acesso”, emendou o centroavante.

0002050305268 img

Gols e mais gols!
O atacante Zé Carlos é o segundo artilheiro com o maior número de gols na Série B. Em 2012, ele anotou 27 tentos pelo Criciúma. Essa marca só fica atrás da obtida por Bruno Rangel que, em 2013, marcou 31 pela Chapecoense. No Tigre, Zé do Gol anotou 41 gols em 45 jogos. Média de quase um gol por partida em 2012. Juntando as três passagens pelo Criciúma, Zé Carlos tem 86 jogos e 60 gols.

Além do Criciúma, o atacante também deixou sua marca em outros clubes. No CRB, por exemplo, ele se tornou o maior artilheiro da história do clube em Série B do Brasileiro ao marcar 19 gols em 2015. Naquela oportunidade, ele conquistou pela segunda vez a artilharia da competição, além de ter faturado o título alagoano.

O atacante passou por grandes clubes no futebol brasileiro e exterior. Formado na base do Corinthians Alagoano, Zé Carlos logo despertou interesse de clubes portugueses e foi jogar no Porto. Lá, o atleta foi campeão do Português 2002/03, da Taça de Portugal 2002/03, da Supertaça de Portugal 2003, da Liga Europa da UEFA 2002/03 e da Copa BES de 2002/03.

0002050305269 img

Artilharia!
Ainda fora do Brasil, ele jogou no Ulsan Hyndai e Jeonbuk Hyndai Motors, da Coreia do Sul, e, em ambos, foi campeão da Liga dos Campeões AFC. De volta ao país, Zé Carlos foi campeão mineiro pelo Cruzeiro e Alagoano pelo CRB. Além dos títulos, Zé Carlos foi artilheiro nos clubes que jogou. No Paulista de Jundiaí, em 2009, foi artilheiro da equipe no Paulistão e quinto na competição com dez gols.

Na Portuguesa Desportos, ele disputou o Brasileiro da Série B de 2009 e marcou oito gols. Zé do Gol voltaria para o clube da capital em 2010 e deixaria sua marca mais cinco vezes. Ele ainda passou por Ponte Preta, FC Vizela, de Portugal, Gamba Osaka, do Japão, Changchuan Ytai, da China, Sharj, Emirados Árabes Unidos, Ajaman Club, Emirados Árabes Unidos, e Fortaleza-CE, onde realizou dez jogos e balançou as redes seis vezes.