Ucraniano Zabarnyi fala sobre guerra e convívio com russo no PSG

Zagueiro do PSG se posiciona sobre conflito e fala do ambiente no elenco francês.

Zabarnyi, destaque do PSG, comenta guerra Ucrânia-Rússia e relação com Safonov após título da Supercopa da Uefa.

Zabarnyi. Foto: Reprodução/Instagram/@illiazabarnyi
Zabarnyi. Foto: Reprodução/Instagram/@illiazabarnyi

Paris, FR, 3 (AFI) – O zagueiro Ilya Zabarnyi, recém-contratado pelo PSG por 63 milhões de euros, que brilhou na conquista da Supercopa da Uefa 2025 com vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham, abriu o jogo sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia. O defensor ucraniano foi direto ao afirmar que não mantém contato com atletas russos, incluindo seu colega de elenco Matvey Safonov.

Em entrevista ao canal Football 360, Zabarnyi destacou: “No meu país, há quatro anos ocorre uma guerra em grande escala. Os russos são os agressores que tentam em vão destruir a liberdade e a independência da Ucrânia. A guerra continua, e não mantenho nenhuma relação com os russos”.

Ao ser pressionado sobre a convivência com Safonov, goleiro de 21 anos, o zagueiro foi direto: “Em relação ao meu companheiro de equipe, preciso interagir com ele em nível profissional durante os treinamentos, e cumprirei com minhas obrigações com o clube. Enquanto a guerra continuar, apoio plenamente o isolamento total do futebol russo no mundo”.

PSG E SUPERCOPA DA UEFA

A chegada de Zabarnyi ao PSG movimentou os bastidores do clube francês. Desde janeiro, havia interesse no defensor, mas a presença de Safonov, contratado em junho do ano anterior, teria atrasado o acerto, segundo a imprensa europeia, por temores de clima pesado no vestiário. O diretor esportivo avançou nas negociações e oficializou a contratação no meio do ano.

O técnico Luis Enrique evitou comentar assuntos políticos, limitando-se a dizer: “O futebol tem que estar acima de qualquer pensamento político”.

CAMPEONATO FRANCÊS E ELENCO DO PSG

No início da nova temporada, Zabarnyi já foi titular em duas das três partidas do Campeonato Francês. Já Safonov ainda não estreou, ficando como reserva de Lucas Chevalier. Na temporada passada, Safonov disputou 17 partidas, sendo dois confrontos pela Liga dos Campeões.

A relação entre os jogadores segue restrita ao ambiente profissional, enquanto o PSG comemora mais uma taça internacional em sua galeria.