XV de Piracicaba-SP Maringá-PR
XV de Piracicaba x Maringá-PR - Nhô Quim busca acesso após falha na A2

O Nhô Quim fará sua estreia no Campeonato Brasileiro Série D após terminar eliminado de maneira decepcionante no Paulista A2

O XV de Piracicaba chegou na semifinal da competição e foi eliminado para a Ponte Preta. Estreia na Série D será neste sábado (06)

XV de Piracicaba
XV de Piracicaba quer se isolar na liderança (Foto: Divulgação / XV de Piracicaba)

Piracicaba, SP, 05 (AFI) – Seis anos depois, o XV de Piracicaba volta a participar de um Campeonato Brasileiro. Neste sábado (06) a estreia na Série D será contra o Maringá-PR, às 17h, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. A partida faz parte do Grupo A7, que tem ainda Crac-GO, Cascavel-PR, Ferroviária, Inter de Limeira, Operário-MS e Patrocinense-MG.

O Nhô Quim busca, depois de uma frustrada tentativa de acesso para a elite do Paulistão – eliminado nas semifinais pela Ponte Preta com 5 a 0 no agregado -, dar alegrias ao seu torcedor, quem sabe brigando pelo acesso para a Série C neste ano. Para isso, o treinador Cleber Gaúcho terá um plantel bastante modificado.

XV DE PIRACICABA SOBE PARA A SÉRIE C?

Chegaram nove reforços. O último foi o atacante Andrey, ex-Ituano. Reforçam o XV de Piracicaba, o goleiro Oliveira, ex-Desportivo Brasil, o lateral-direito Edvan, ex-Taubaté, o zagueiro Júnior Sergipano, ex-Ypiranga-RS, o volante Evandro, ex-Botafogo-PB, os meias e apoiadores Pagé ex-São Paulo, Thalles ex-Inter de Limeira, assim como os atacantes Maikinho, ex-Juventus, e Vinícius Macedo, ex-SERC-MS. Renovaram com o Nhô Quim os zagueiros Rodolfo Mol, Ian Carlo e Luizão.

XV de Piracicaba
XV fará estreia após falhar no acesso da A2 (Foto: Divulgação / XV de Piracicaba)

Saíram definitivamente ou por empréstimo: os zagueiros João Maistro, Léo Santos e Weriton, o goleiro Alan, o meia Bruno César, os volantes Luiz Acevedo e Samuel Andrade, e o atacante Jonathan Marino. O XV de Piracicaba espera um bom número de torcedores no Barão e os ingressos variam de R$ 30 a R$ 60.

O treinador quinzista Cleber Gaúcho falou da estreia: “É um privilégio mais uma vez comandar o XV num Campeonato Brasileiro. Estamos trabalhando forte para fazer uma boa campanha e lutar pelo acesso. Estamos com o elenco mais reforçado por conta que temos a Copa Paulista e buscamos um time forte nos dois campeonatos. Esperamos fazer uma boa estreia. Queremos um time com intensidade, que dispute todas as bolas como manda a divisão. Um time de atitude que queira sempre mais. Isso estamos cobrando porque é assim que o torcedor quer ver o XV, com muita entrega”.

O time tem história em brasileiros, pois jogou 12 vezes a Série B, de 1980 a 2002, e foi campeão da Série C em 1995 – tendo disputado três vezes essa divisão -, vai encarar a sua segunda temporada na Série D. A primeira foi em 2017 quando ficou entre os 35 primeiros times.

DOGÃO FAZ BOA TEMPORADA

O adversário do XV de Piracicaba será o Maringá Futebol Clube, que na semana retrasada surpreendeu o Flamengo na Copa do Brasil e venceu em casa por 2 a 0, embora tenha sido eliminado no Rio perdendo por 8 a 2, deu esperanças ao seu torcedor para a Série D.

O time de Maringá vem embalado por uma grande temporada, chegando às semifinais do Campeonato Paranaense, perdendo duas vezes para o Athletico-PR. Com isso, o Dogão fundado em 2010, quer também brigar para subir no Brasileiro. Já jogou quatro vezes a Série D e na primeira, em 2014, terminou entre os 25 melhores – jogou ainda em 2016, 2018 e 2019.

Após a disputa do Campeonato Paranaense, o Maringá FC contratou 13 reforços para a disputa da competição. Além do retorno do lateral esquerdo Raphinha, que estava emprestado ao Figueirense, o Tricolor trouxe o goleiro Rafael Willian, do Coritiba, o lateral direito Lucas Lopes da Portuguesa Santista, o zagueiro Renan Diniz do Camboriú, o volante Matheus Blade do Noroeste, os meias Romarinho do Rio Claro, Erick Varão do Noroeste e Cesinha do Rio Claro, e os atacantes Caíque Lemes do futebol vietnamita, Luiz Thiago do Noroeste, Gustavo Ramos da Portuguesa, Lucas Douglas do Joinville e Pelezinho do FC Cascavel.

O treinador Jorge Castilho disse que seu time tem foco total na Série D. “Nosso pensamento já está 100% na primeira partida diante do XV de Piracicaba. Para mim, estamos no grupo mais forte da competição, sabemos que todos os jogos serão difíceis e, assim como no estadual, vamos trabalhando jogo a jogo para que possamos atingir nosso objetivo lá na frente que é o acesso para a Série C do Brasileiro”.

FICHA TÉCNICA

XV de Piracicaba-SP
XV de Piracicaba-SP
Maringá-PR
Maringá-PR
Fase Fase:
Fase Rodada:
1ª Rodada
Fase Data:
06/05/2023
Fase Horário:
17:00
Fase Árbitro:
Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
Fase Assistentes:
Robson Ferreira Oliveira (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
Fase Estádio:
Barão de Serra Negra
Fase Local:
Piracicaba (SP)

Confira também: