XV de Piracicaba x Comercial - Primeiro finalista sai em Piracicaba
Na partida do dia 19 de setembro, com domínio alternado de quinzistas e comercialinos, o placar terminou em 1 a 1
Se houver novo empate no Barão, a decisão será nos pênaltis. Quem vencer no tempo normal garante vaga na final da Copa Paulista, contra o vencedor de Primavera x Grêmio Prudente
Piracicaba, SP , 26 (AFI) – A Copa Paulista conhecerá, na tarde deste sábado (27), seu primeiro finalista da temporada 2025, no duelo entre XV de Piracicaba e Comercial, marcado para as 18h, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.
Um jogo que promete fortes emoções, a julgar pelo primeiro confronto, disputado em Ribeirão Preto. Na partida do dia 19 de setembro, com domínio alternado de quinzistas e comercialinos, o placar terminou em 1 a 1: Felipe Rodrigues marcou para o Bafo, e Matheus Carvalho empatou no fim para a Noiva da Colina.
SITUAÇÃO
Se houver novo empate no Barão, a decisão será nos pênaltis. Quem vencer no tempo normal garante vaga na final da Copa Paulista, contra o vencedor de Primavera x Grêmio Prudente, que se enfrentam no domingo (28), em Campinas.
O confronto também tem caráter especial: o classificado assegura, paralelamente, vaga em uma competição nacional no próximo ano — o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil.
DESAFIO DE VÍDEO
A partida contará novamente com o “Desafio de Vídeo” — FVS (Football Video Support), novidade implementada pela FPF nesta fase semifinal. Os treinadores podem acionar o árbitro em até dois lances para revisão de jogadas que envolvam:
gol
pênalti
cartão vermelho direto
cartão aplicado incorretamente a um jogador
NÚMEROS DE XV e COMERCIAL
Do outro lado da semifinal está o tradicionalíssimo Esporte Clube XV de Novembro, de Piracicaba. O Alvinegro da Noiva da Colina, fundado em 15 de novembro de 1913, soma 111 anos de história e tradição.
O XV de Piracicaba, comandado por Moisés Egert, somou até agora 34 pontos em 15 jogos:
10 vitórias
4 empates
1 derrota
19 gols marcados e 6 sofridos Aproveitamento de 75%.
ARTILHEIROS DO XV
João Victor (5 gols)
Luiz Felipe, Matheus Carvalho e Paulo Marcelo (2 gols cada)
Carlos Manuel, David, Iago Toscano, Léo Santos, Luiz Gustavo, Messias e Serginho (1 gol cada)
O Comercial, sob o comando de Roberval Davino, tem 27 pontos em 15 jogos:
8 vitórias
3 empates
4 derrotas
14 gols marcados e 11 sofridos Aproveitamento de 60%.
ARTILHEIROS DO COMERCIAL
Felipe Rodrigues (7 gols)
Bajé, Christopher e Franklin (2 gols cada)
Alex Silvério, Marcelo Cauan, Mateus Vinícius e Wesley (1 gol cada)
Na competição, o artilheiro geral é Brunão, com 10 gols.
BAFO QUER REPETIR QUARTAS
O técnico Roberval Davino afirmou, durante a semana, que sua equipe tem totais condições de surpreender no Barão de Serra Negra, mesmo após o empate em casa. Ele citou a fase anterior, quando o Comercial decidiu fora de casa contra o São José e venceu no Martins Pereira por 1 a 0.
“Está tudo em aberto. Vamos jogar lá como fizemos contra o São José, e ganhamos. São duas boas equipes, e vai ser um bom jogo”, disse. “Nossa meta agora é criar um trabalho consistente, dando personalidade aos jogadores. Já expliquei: o patinho feio não está morto ainda, não está na panela. Quem sabe a gente não busca outras situações e consegue a classificação. O XV é muito bom, mas pode ser vencido.”
Foto: Bárbara Pires/Comercial FC
Fora de casa, o Comercial teve resultados importantes:
Nas quartas: venceu o São José por 1 a 0
Nas oitavas: perdeu para a Inter de Limeira por 1 a 0
Na fase de grupos: venceu a Itapirense (1 a 0), empatou com a Inter de Limeira (2 a 2), perdeu para a Francana (1 a 0), venceu o Botafogo (2 a 0) e perdeu para o União de Araras (1 a 0)
Lucas deve ser o substituto de Christopher, e Alex deve retornar ao time, embora Yuri tenha feito boa partida no jogo anterior.
“O Alex já vem jogando quase todos os jogos, ficou de fora só nesse e deve voltar”, explicou Davino.
FORÇA DO BARÃO
Com o apoio da torcida, são esperadas mais de 6 mil pessoas no estádio Barão de Serra Negra neste sábado. O XV de Piracicaba chega concentrado e confiante para a decisão contra o Comercial.
Sob o comando de Moisés Egert, o XV tem um retrospecto favorável em casa nesta Copa Paulista:
Segunda fase: 2 a 0 no Araçatuba
Quartas de final: 2 a 0 no Oeste
Fase de grupos: vitórias sobre Rio Branco (3 a 1), São Bento (2 a 1), Guarani (1 a 0) e Paulista (1 a 0), além de empate com o Primavera (1 a 1) No total: 4 vitórias e 1 empate no Barão.
Para este jogo, Egert não poderá contar com Gabriel Coutinho, Gustavo e o lateral-esquerdo Gabriel Augusto, lesionado no tornozelo.
Foto: Reprodução
APOIO QUINZISTA
O XV promove uma ação especial para atrair torcedores: quem for ao estádio com a camisa oficial do clube pagará meia-entrada nos setores 5 e 6 (geral). Contra o Oeste, mais de 6 mil torcedores apoiaram o time, e a meta agora é superar esse número.
O treinador Moisés Egert concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (26). Confira abaixo:
“Se a gente ficar pensando no passado, isso acaba tirando a tranquilidade. Ficar preso ao passado pode trazer uma certa depressão — e todo mundo fala isso. O futuro gera ansiedade. O que eu tenho controle é do agora, do dia a dia. A gente focou em viver um dia de cada vez, como temos feito com cada jogo. E aqui estamos nós, na semifinal.”
“Sabemos da importância desse jogo, da importância desse momento, especialmente diante da nossa torcida, diante dos nossos — vamos colocar assim — dos nossos. Foi uma semana em que focamos muito no trabalho, com bastante coisa para ajustar. Estávamos preocupados, claro, com a evolução da equipe. Primeiro, focados em nós mesmos: na nossa evolução, tanto na fase ofensiva quanto na defensiva. E, consequentemente, na análise do adversário.”
“Foi uma grande semana. É óbvio que existe a expectativa, aquele frio na barriga. É uma decisão, é uma grande oportunidade — algo pelo qual lutamos tanto para chegar até aqui. E o que eu venho dizendo aos atletas é que chegamos até esse momento por tudo o que fizemos até agora. Agora é hora de focar nas tarefas, focar no que precisa ser feito, focar no que foi treinado, focar no jogo.”
“Não é momento de inventar, de fazer nada diferente do que já foi feito. O nosso grande desafio, como comissão técnica — e também dos atletas —, é manter os princípios que nos tornaram fortes na primeira fase. A gente conseguiu isso. E acredito que isso se reflete para o nosso torcedor, esse comprometimento, essa identidade que nos fortalece. E aí entra o que eu sempre falo, e que a gente tem visto também, recentemente, na Libertadores, que é um torneio de mata-mata: jogos tensos, competitivos…”
“E o que se mostra necessário é ter inteligência emocional, um mental forte, para lidar com tudo o que o jogo pede. E eu acredito que estaremos prontos. Estaremos juntos com a nossa torcida, que vai estar conosco. E estamos preparados para competir. Para classificar.”
CAMPANHA: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
A partida também terá um caráter social, com uma campanha de conscientização sobre doação de órgãos, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro, e, antes do jogo, serão promovidas ações educativas.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, destacou:
“Quando o esporte se une a uma causa tão nobre como a doação de órgãos, conseguimos levar informação e conscientização a um público muito maior. Essa ação pode salvar vidas.”
A iniciativa conta com o apoio da Apae, da Unimed e de familiares de doadores.
FICHA TÉCNICA
XV de Piracicaba-SP
Comercial
Fase:
Semifinal
Rodada:
2ª
Data:
27/09/2025
Horário:
21:00
Árbitro:
João Vitor Gobi
Assistentes:
Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira