II Workshop SITREFESP para treinadores de futebol
Muitos profissionais renomados do futebol brasileiro, treinadores e outros profissionais, já fizeram parte dessa história como formadores
O Sindicato torna-se realidade por meio da iniciativa da Associação Paulista dos Treinadores de Futebol (1974 a 1988), recebendo a Carta Sindical do Ministério do Trabalho em 1989
São Paulo, SP , 04 (AFI) – Fundado em fevereiro de 1988, o Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo é hoje uma das entidades representativas mais respeitadas dentro do futebol profissional no Brasil, sendo reconhecido pela Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol.
O Sindicato torna-se realidade por meio da iniciativa da Associação Paulista dos Treinadores de Futebol (1974 a 1988), recebendo a Carta Sindical do Ministério do Trabalho em 1989 por meio do Ministro do Trabalho, Dr. Almir Pazzianotto.
No dia 20 de abril de 1993 é decretado pelo Presidente da República, Itamar Franco, a Lei Federal 8.650/93 que regulamenta a Profissão de Treinador/Técnico de Futebol.
O Sindicato atinge sua excelência pela competência com que promove seus cursos a mais de 30 anos e pela experiência, liderança, idoneidade de sua administração e a representatividade dos seus Treinadores.
Cabe no seu histórico série de condutas e iniciativas jurídicas em prol do Trabalho do Treinador de Futebol.
CURSOS E FORMAÇÃO DE TREINADORES
O primeiro curso para treinadores de futebol foi realizado em 1991.
Nesses mais de 30 anos de experiência na formação e capacitação de treinadores, desde a iniciação até o alto rendimento, o Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo já formou e capacitou milhares de profissionais do Brasil e Exterior.
HISTÓRICO DE PROFESSORES/FORMADORES
Muitos profissionais renomados do futebol brasileiro, treinadores e outros profissionais, já fizeram parte dessa história como formadores.
Alguns treinadores formadores: Alexandre Gallo; Caio Zanardi; Carlos Alberto Silva; Carlos Alberto Parreira; Cesar Menotti; Darío Pereyra; Dorival Júnior; Dusan Dracovich; Eduardo Baptista; Emily Lima; Estevam Soares; Fábio Carille; Fernando Diniz; Guto Ferreira; José Teixeira; Juninho Fonseca; Leão; Lindsay Camilla; Marcelo Martelotte; Mazola Jr.; Moacir Júnior; Nelsinho Baptista; Osmar Loss; Pintado; Ricardo Drubscky; Rogério Micale; Rubens Minelli; Sérgio Soares; Silas; Tarcísio Pugliesi, Telê Santana; Tuca Guimarães; Vanderlei Luxemburgo; Vinícius Eutrópio; Zico.
Outros profissionais do esporte formadores: Antônio Carlos Gomes; Antonio Lancha Jr.; Carlos Pracidelli; Cláudio Grillo; Fabio Cunha; Gabriel Puopolo; José Roberto Portella; Júlio Cerca Serrão; Marcelo Massa; Mauro Naves; Mauro Silva; Michelle Rios; Milton Neves; Moraci Sant’Anna; Paulo Jamelli; Roberto Perassi; Silvana Trevisan; Valdir Barbanti; Walmir Cruz; Zetti.
NOSSO PAPEL COMO ENTIDADE DE CLASSE
Um sindicato é a união ou associação de pessoas que se organizam diante de uma entidade para representar os trabalhadores. São eles que buscam por direitos, melhores condições de trabalho e que tem como um de seus objetivos, defender os interesses dos profissionais filiados a ele.
Os sindicatos têm cinco funções básicas que norteiam a sua ação: negociação, assistencial, arrecadação, colaboração e representação. Os sindicatos destacam-se por suas funções, entre elas acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, participação na elaboração da legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias de trabalhadores.
Uma das principais preocupações dos sindicatos é a condição de trabalho dos profissionais, pauta que sempre foi destaque no movimento sindical. Atrelado a isso estão os cursos e eventos, estes eventos servem para promover melhores condições de trabalho, como a formação profissional.
JUSTIFICATIVA
Um dos nossos principais objetivos é atuar na formação e capacitação dos profissionais que pretendem ingressar na profissão de treinador de futebol ou estão nos estágios iniciais da profissão. O foco principal são os profissionais que estão inseridos em colégios, escolas de futebol, projetos sociais e clubes sociais.
Sabendo que grande parte dos profissionais do futebol não tem acesso ao conhecimento de modo formal e estruturado, o Sitrefesp pretende atuar na iniciação esportiva e capacitação inicial, além da reciclagem dos profissionais.
Com os cursos, pretende-se fornecer as condições básicas para a atuação dentro do futebol.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
▪ Capacitar e auxiliar no desenvolvimento teórico sobre a prática dos profissionais do futebol;
▪ Capacitação, atualização e aperfeiçoamento profissional;
▪ Fornecer aos profissionais, ex-atletas e estudantes universitários informações com embasamento científico sobre a rotina e a realidade dos clubes e das entidades nas diferentes áreas da modalidade esportiva;
▪ Dar maior visibilidade e credibilidade à profissão de treinador.
▪ Auxiliar no desenvolvimento de jovens e atletas por meio de aulas e treinos mais qualificados.
▪ Auxiliar na formação do cidadão por meio de práticas e atitudes com ética e responsabilidade.

EVENTOS

EVENTOS

EVENTOS

EVENTOS













Noticias Relacionadas
-
Futebol Interior
ESPECIAL PAULISTÃO FEMININO: Palmeiras vence Corinthians e repete roteiro
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL SEGUNDONA: Tanabi vence o ECUS Suzano na final e conquista o título
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL PAULISTÃO A4:Um ano de histórias, acessos e emoção
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL COPA PAULISTA: XV de Piracicaba é tricampeão!
25/12/2025






































































































































