Washington ‘Coração Valente’, 83 gols em 106 jogos pela Ponte Preta

Washington ‘Coração Valente’, 83 gols em 106 jogos pela Ponte Preta

Washington ‘Coração Valente’, 83 gols em 106 jogos pela Ponte Preta

0002050184497 img

0002050184497 img

A Ponte Preta foi divisor de águas na carreira do atacante Washington, o coração valente. Após ter sido mal avaliado por Grêmio e Inter (RS), nas passagens por empréstimo antes de 1998 – quando o passe estava preso ao Caxias -, a Macaca abriu-lhe o caminho da fama com os 83 gols marcados em 106 jogos em duas passagens pelo clube: primeiro em 1998 e posteriormente entre 2000 e 2002.

E que ano especial foi aquele 2001! Atuou na equipe pontepretana formada por Adriano; Dionísio, Alex Oliveira, Ronaldão e Wágner; Fabinho, Mineiro, Piá e Elivélton; Marco Aurélio e Washington.

Naquela temporada foi artilheiro do Campeonato Paulista com 16 gols, 12 na Copa do Brasil e 18 no Campeonato Brasileiro, atrás apenas do então atacante Romário.

Foram gols repartindo a bola com a becaiada, ou chutando de média distância indistintamente com quaisquer das pernas, embora seja destro. E gols de cabeça ao explorar a estatura de 1,89m de altura.

Incontinenti, despertou interesse do Fenerbahçe da Turquia, que o levou. Na despedida da Ponte, não conteve as lágrimas, repetidas no anúncio de despedida da carreira de atleta em janeiro de 2011, no Fluminense.

Aos 35 anos de idade, até podia jogar mais um pouco sem abrupta queda de rendimento, até porque diagnósticos de saúde davam-lhe plena garantia. Todavia, teve percepção que o momento era de parar, diferente dos tais ex-jogadores em atividades que relutam à ‘aposentadoria’.

Washington Stecanela Cerqueira entrou para o Guinnes Book (livro dos recordes) como maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro ao assinalar 34 gols em 2004 no Atlético Paranaense, clube que abriu-lhe as portas para que desafiasse a medicina e voltasse a jogar futebol, após complicações cardíacas.

Ano anterior, no Fenerbahçe, Washington sentiu ardência no peito durante treino, e testes ergométricos mostraram anomalia no batimento cardíaco. Logo, se submeteu a cirurgia angioplástica para desobstrução de artérias coronárias, praticamente entupidas pelo colesterol.

E que sangue! E que coração valente anexado ao nome no meio futebolístico! Após 14 meses afastado do futebol para cuidar da saúde, ‘arrebentou’ no Atlético Paranaense, e posteriormente passou por São Paulo e Fluminense. No total, foram 411 gols em 17 anos de carreira.

Washington nasceu no dia da mentira – um primeiro de abril de 1975 -, e driblou o diabetes diagnostico ainda no Caxias em 1996, seu primeiro clube.

Ao se desligar do futebol estava preparado para novas emoções. Em 2012, foi eleito vereador por Caxias do Sul com 7.979 votos. Na cidade também é construtor de imóveis.