Walter Sanches explica novo comando do Barueri

Walter J S 0004 130Barueri, SP, 17 (AFI) – O presidente do Barueri, Walter Sanches (foto), quebrou o silêncio e por meio de uma nota de esclarecimento, explicou o novo formato do comando do Barueri.

Confira também:
De olho no G4, Barueri prega respeito ao lanterna da Série A

Walter estava afastado do clube, mas em nota ele contou tudo sobre o Grêmio Barueri Ltda e o clube.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

O Grêmio Barueri recentemente passou por mudanças em sua estrutura que precisam ser amplamente esclarecidas.

Criado em 1989, com o objetivo de representar o município em competições regionais, o Grêmio Recreativo Barueri iniciou sua participação em campeonatos oficiais de futebol em agosto de 2000, com uma equipe de juniores na segunda divisão do Campeonato Paulista; no ano seguinte, em uma parceria com o ROMA, conquistaria a Copa São Paulo de juniores. Ainda em 2001, decidiu-se criar uma equipe de futebol profissional para o Barueri. A história que se segue é de conhecimento público, com diversos acessos até culminar na chegada às primeiras divisões dos Campeonatos Brasileiro e Paulista.

O Grêmio Recreativo Barueri era uma organização social responsável por gerir, em parceria com o poder público, projetos esportivo-sociais no município, desde os chamados Núcleos de Formação Esportiva, que englobavam a prática de vários esportes amadores, sejam apenas escolinhas para aprendizado, ou em nível de competição, até a equipe de futebol profissional. Tal prática acabou gerando recentes questionamentos e o clube, em uma primeira etapa, passou a controlar suas finanças e a publicar balanços separados entre o futebol e os demais esportes sociais. Ainda assim, o clube foi orientado pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público a transformar o futebol em uma empresa para dirimir quaisquer questionamentos. E foi o que aconteceu.

Em julho de 2008, nasceu o Grêmio Barueri Futebol Ltda, uma empresa que atualmente é responsável apenas pelo Futebol Profissional e sub-20 do Barueri, cujo presidente é Walter Jorquera Sanches, um dos fundadores do clube, em 1989. Mesmo com a separação institucional do futebol em relação às demais atividades, Sanches continuou também à frente do Grêmio Recreativo Barueri, dando seqüência à condução do projeto “Núcleos de Formação Esportiva”, que sempre foi a “menina dos olhos” do Barueri, por atender 9000 crianças e adolescentes, inserindo-as na prática de uma atividade esportiva e também por trazer tantas conquistas à cidade.

Entretanto, no final do ano passado, a Prefeitura do Município, por intermédio de ofício assinado pelo prefeito Rubens Furlan, comunicou à direção da Organização Social, que, também por orientação do Tribunal de Contas e do Ministério Público, não poderia mais repassar recursos para a manutenção de tal projeto, sob a justificativa de que se evitassem dúvidas quanto à lisura do processo. Dada a impossibilidade de continuidade do projeto nas condições em que ele era conduzido, o então presidente da Organização Social, Walter Jorquera Sanches, abriu mão do cargo, sendo substituído por Francisco Silva dos Santos, funcionário público. Depois dessa transição, por razões desconhecidas, as verbas voltaram a ser destinadas ao projeto e os resultados práticos continuaram a aparecer. Recentemente, as categorias sub-15 e sub-20 da modalidade futsal sagraram-se campeãs do campeonato metropolitano paulista.

O que se quer deixar cada vez mais claro a todos: dentro das orientações da lei, não importa sob qual estrutura social está o futebol ou os outros esportes, e quem os está dirigindo; o que se pretende é dar prosseguimento a uma filosofia de trabalho correta e sob o mesmo ideal de quando o Grêmio foi criado há 20 anos: representar esportivamente o município de Barueri.

Presidência do Grêmio Barueri Futebol Ltda.

Walter Jorquera Sanches