Walter Minhoca, acesso na Série B pelo Guarani em 2009

O próprio ex-atleta revelou que o apelido é decorrente dos tempos que jogava descalço em ruas ou em quadras de futsal

Walter Minhoca, acesso na Série B pelo Guarani em 2009

0002050477864 img

Se Walter Junio (sem o ‘r’) da Silva Clementino tivesse nascido dez anos depois de 12 de janeiro de 1982, como registra o seu certidão de nascimento, dirigentes de clubes jamais admitiriam que a mídia noticiasse o apelido dele como Walter Minhoca.

O próprio ex-atleta revelou que o apelido é decorrente dos tempos que jogava descalço em ruas ou em quadras de futsal, devido à facilidade para driblar.

Portanto, é desmentida a versão do apelido pelo porte físico franzino e estatura de 1,69m de altura.

GUARANI EM 2009

Minhoca

Minhoca

Para a história futebolística de Campinas, o meia-atacante Walter Minhoca começou a ser inserido no dia 14 de abril de 2009, quando o Guarani anunciou três contratações para disputar a Série B do Brasileiro, após rebaixamento no Paulistão.

Walter Minhoca e atacante Fabinho vieram do Botafogo de Ribeirão Preto, enquanto o centroavante Adriano Gabiru havia saído do Inter (RS), numa segunda passagem, após ter sido campeão mundial em 2006.

CONTRAPESO
Fabinho chegou ao Guarani como contrapeso no negócio com Minhoca, mas a história mostrou que ele sim fez a diferença na primeira passagem pelo clube, enquanto o parceiro foi coadjuvante nesse time comandado pelo saudoso treinador Oswaldo Alvarez, o Vadão: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Eduardo; Cléber Goiano, Nunes, Léo Mineiro e Walter Minhoca; Fabinho e Ricardo Xavier.

Após o acesso, Vadão passou por Portuguesa e São Caetano, até que em 2012 retornou ao Guarani, quando sondou a possibilidade de trazer Minhoca de volta, mas o jogador descartou negociação com argumento de atraso de salário.

FLAMENGO

Walter Minhoca já estava atormentado com clubes que não cumprem compromissos, eles eles o Flamengo.

Irritado com aquela situação, pediu desligamento até do rubro-negro, cinco meses depois de assinar contrato em 2006. Á época jogou ao lado do zagueiro Rodrigo Arroz e meia Renato Abreu, entre outros, retornando ao Cruzeiro.

Natural de Betim (MG), Walter Minhoca encerrou a carreira em 2015 no Nacional de Minas, e jamais se vê como treinador, por considerar a função instável e ingrata. Quer se definir como executivo de futebol

Enquanto isso não ocorre, ele conta histórias da carreira aos meninos que integram a sua escolinha da modalidade, com ênfase entre 2008 e 2009 no Al-Qadisiya da Arábia Saudita e Daejeoon Citizen da Coréia do Sul, e título mineiro pelo Ipatinga em 2005.