Especial Copa Paulista: Como a Votuporanguense chegou à semifinal?
Relembre a trajetória do CAV na Copa Paulista e entenda como o clube chegou até a semifinal da tradicional competição
A Votuporanguense é um dos quatro clubes garantidos na semifinal da Copa Paulista
Votuporanga, SP, 17 (AFI) – A Votuporanguense é um dos quatro clubes garantidos na semifinal da Copa Paulista. Campeã da Série A3, a Pantera chegou confiante para a disputa do torneio estadual, e até o momento, não decepcionou o torcedor.
Relembre a trajetória do CAV na Copa Paulista e entenda como o clube chegou até a semifinal da tradicional competição!
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
TUDO COMEÇOU NO PAULISTÃO
A temporada da Votuporanguense é praticamente perfeita até o momento, e isso se deve especialmente ao que aconteceu na Série A3 do Paulistão deste ano. Na primeira fase do estadual, o CAV foi dono da melhor campanha, somando 32 pontos em 15 rodadas, com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
No mata-mata, passou por Marília e Desportivo Brasil para garantir o acesso e chegar à decisão. Na final, tinha pela frente o Grêmio Prudente. Na partida de ida, empate por 2 a 2 fora de casa, e na volta, diante do seu torcedor, vitória por 1 a 0 para conquistar o título paulista inédito na Arena Plínio Marin.
Pela primeira vez desde 2020, a Votuporanguense estava de volta à Série A2 do Paulistão. Porém, o ano ainda não estava acabado: a Copa Paulista estava marcada no calendário do time alvinegro, que buscaria fazer história mais uma vez.
EXPECTATIVA SE CONFIRMOU NA PRIMEIRA FASE
Para a Copa Paulista, o técnico Rogério Corrêa seguiu no comando da equipe, e a diretoria da Pantera manteve uma parte importante do elenco que levantou a taça poucos meses antes. Chegando com moral e um trabalho com continuidade, a Votuporanguense era apontada por muitos como uma das favoritas a alcançar o mata-mata.
Presente no Grupo 1, o CAV disputou com XV de Jaú, Mirassol, Vocem, e mais uma vez na temporada, com o Grêmio Prudente. No primeiro turno, recorde quase perfeito. Vitória na estreia contra o XV de Jaú em casa por 2 a 0; vitória sobre o Mirassol por 2 a 1; goleada por 4 a 0 contra o Vocem; empate por 2 a 2 contra o Grêmio Prudente fora de casa.
No segundo turno, porém, a Votuporanguense oscilou. Empate sem gols contra o XV de Jaú; empate em casa por 2 a 2 contra o Mirassol; a primeira derrota na competição contra o estreante Vocem, por 1 a 0 fora de casa; mas para fechar com o pé direito, sonoro 4 a 0 sobre o Grêmio Prudente.
Com 15 pontos, a Pantera encerrou a fase de grupos na vice-liderança, com quatro a menos que o Galo da Comarca. Em oito partidas, foram quatro vitórias, três empates e uma derrota, que confirmaram a classificação ao mata-mata.
CAV DOMINANTE NO MATA-MATA
Em busca do bicampeonato da Copa Paulista, tendo a conquistado em 2018, a Votuporanguense enfrentou a Francana nas oitavas de final. A primeira partida do duelo foi disputada fora de casa, e sem se intimidar, buscou a vitória por 2 a 1, com gols marcados por Luizão e Bady.
Na partida de volta, nova vitória, desta vez por 2 a 0. Os tentos alvinegros foram anotados por Vinícius Bala e Gabriel Moysés. Com a classificação mais do que garantida, o Capivariano era o adversário do CAV nas quartas de final do torneio.
Voltando a crescer no momento decisivo, o jogo de ida foi disputado na Arena Capivari. Logo nos primeiros minutos, o camisa 10 Bady apareceu mais uma vez para balançar as redes e garantir a vitória por 1 a 0. Decidindo em casa, a Votuporanguense venceu a quinta partida seguida no campeonato. Com um 2 a 0 tranquilo, graças aos gols de Nando e Danilo Mariotto, a Pantera estava garantida em mais uma semifinal na temporada.
Com quatro triunfos em quatro partidas, o CAV foi o único clube que venceu todos os jogos no mata-mata da Copa Paulista até aqui. O grande destaque do time de Votuporanga é o setor ofensivo. Com 23 gols marcados até o final das quartas de final, a Pantera é dona do melhor ataque do campeonato. O atacante Gabriel Moysés, com cinco gols, o meia Bady, com quatro, e o atacante Vinicius Bala, também com quatro, são os principais artilheiros da Votuporanguense.
Agora, o time alvinegro tem pela frente uma das equipes mais tradicionais do estado: a Portuguesa.
PRÓXIMO DESFAIO, A PORTUGUESA
Depois da vitória contra o Capivariano no último sábado, o técnico Rogério Corrêa analisou a partida que definiu a classificação da equipe.
“Foi um jogo bom, tivemos um susto no início com uma bola na trave, mas foi só o encaixe de marcação nossa, porque o adversário entrou com um posicionamento diferente. Mas ao decorrer do jogo conseguimos fazer nossas ideias, pressionar alto, onde conseguimos nossos gols. A pressão está sendo o ponto forte do nosso time. Foi importante tudo o que aconteceu durante a partida pensando na sequência do campeonato”, avaliou.
Na próxima fase, Votuporanguense e Portuguesa disputarão um lugar na grande decisão do torneio. A Lusa passou por São Bento e XV de Piracicaba no mata-mata antes de entrar no caminho da Votuporanguense. O comandante do CAV projetou confrontos difíceis na semifinal e afirmou que “quem errar menos, vai passar”.
“Vão ser dois jogos difíceis. Sabemos que a Portuguesa está na elite há muito tempo e vai buscar essa classificação para uma Copa do Brasil até porque já tem uma Série D. Eles tem um objetivo lá e nós temos os nossos aqui. Tenho certeza que vão ser dois grandes jogos. A equipe que errar menos é a que vai passar, então temos que trabalhar para minimizar erros que acontecem durante a partida para buscarmos sempre a vitória e a classificação. Esperamos poder passar desse grande jogo”, analisou Rogério.
O 2024 da Votuporanguense está sendo marcado por um acesso, um título e uma boa campanha na Copa Paulista. Na equipe desde o começo da temporada, Rogério Corrêa fez um balanço do ano, afirmando que o objetivo de todos é “fazer história no clube”.
“A sensação é positiva, sabemos do nosso trabalho. Chegar em mais uma final vai ser importante para todos, não só para a comissão, mas também para os atletas. A ideia é fazer história no clube, sempre buscar vitórias, buscar os títulos, as classificações e um legado. Espero que possamos chegar nessa final”, afirmou o treinador.
AGENDA DA VOTUPORANGUENSE
A semifinal da Copa Paulista entre CAV e Lusa se inicia já no próximo sábado, às 15h, no estádio do Canindé. A decisão será no dia 28 de setembro, às 18h, na Arena Plínio Marin.