Votuporanguense celebra aniversário de 16 anos
A “Pantera Alvinegra Contemporânea” foi fundada em 11 de dezembro de 2009, com o nome de Clube Atlético Votuporanguense
Após alguns anos sem futebol profissional na cidade, surgiu no fim de 2009 um novo time que devolveu a paixão à torcida: o Clube Atlético Votuporanguense
Votuporanga, SP , 11 (AFI) – Com uma rica história no futebol paulista, o Clube Atlético Votuporanguense celebra mais um aniversário nesta quinta-feira, dia 11 de novembro. A Pantera Alvinegra viveu, ao longo de sua trajetória, duas fases marcantes: a primeira, entre 1956 e 2000, e a atual, iniciada em 2009 e que completa agora 16 anos.
Após alguns anos sem futebol profissional na cidade, surgiu no fim de 2009 um novo time que devolveu a paixão à torcida: o Clube Atlético Votuporanguense, mais conhecido como Votuporanguense ou simplesmente CAV.
O CAV ATUAL
A “Pantera Alvinegra Contemporânea” foi fundada em 11 de dezembro de 2009, com o nome de Clube Atlético Votuporanguense. Em 2010, tornou-se profissional e disputou pela primeira vez a Série B do Campeonato Paulista.
Em 2011, o CAV ficou muito próximo de conquistar o acesso à Série A3, precisando apenas vencer o Guaçuano fora de casa, mas acabou derrotado por 2 a 0. Em 30 de setembro de 2012, o acesso finalmente veio após vitória por 1 a 0 sobre o maior rival, o Fernandópolis. Na sequência, o clube sagrou-se campeão da Segunda Divisão ao superar o São Vicente na final.
Em 2015, o Votuporanguense conquistou novo acesso. Na final, abriu 3 a 0 contra o Taubaté, mas sofreu a virada por 4 a 0 no jogo decisivo, ficando com o vice-campeonato da Série A3.
O clube voltou a disputar uma final em 2018, desta vez pela Copa Paulista, contra a Ferroviária. Após empate em Votuporanga e novo empate em Araraquara, o título veio nos pênaltis. A conquista garantiu ao CAV vaga na Copa do Brasil, colocando-o entre os clubes paulistas a disputar competições nacionais.
A PRIMEIRA FASE
A primeira fase da história do futebol votuporanguense começou com a Associação Atlética Votuporanguense, fundada em 23 de dezembro de 1956, com as cores preta e branca. Entre 1961 e 1993, o clube disputou a antiga Segunda Divisão (atual Série A2).
Em 1960, fez sua estreia no profissionalismo ao disputar a Quarta Divisão Paulista (atual Bezinha), conquistando o título logo no primeiro ano. De 1961 a 1967, jogou a Segunda Divisão. Após um período de interrupções, retornou em 1971 e permaneceu até 1976.
Depois disso, disputou a Terceira Divisão, sendo campeã em 1978. A partir de 1979, voltou à Segunda Divisão, onde permaneceu até 1993. Em seguida, caiu novamente e disputou a Terceira Divisão, depois a Quarta Divisão (B1) e a Quinta Divisão (B2), encerrando definitivamente suas atividades em 2000.
O futebol profissional só retornaria à cidade nove anos depois, em 2009, com o surgimento do Clube Atlético Votuporanguense.
MEMÓRIA PRESERVADA
Em 2024, foi lançado o livro “Associação Atlética Votuporanguense – A paixão de uma cidade”, produzido pelo Grupo Memorial Votuporanguense (GMV). A obra passou a integrar oficialmente o acervo da Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.
Publicado pela Editora Appris em 2023, o livro apresenta um registro detalhado e colaborativo sobre a história do futebol profissional de Votuporanga e sua relação com a comunidade, tornando-se um verdadeiro patrimônio esportivo e cultural.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial do Memorial Votuporanguense:
https://memorialvotuporanguense.com.br/shop/associacao-atletica-votuporanguense/






































































































































