Novo Santos: Vojvoda chega para ajudar Neymar e levantar o elenco

Argentino assume o comando do Peixe para recuperar a defesa e dar confiança ao elenco.

Novo técnico do Santos, Vojvoda estreia no Brasileirão e tenta resolver problemas defensivos e definir o papel de Neymar.

Vojvoda. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza
Vojvoda. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Santos, SP, 25 (AFI) – O Santos inicia uma nova fase sob o comando de Juan Pablo Vojvoda. O treinador argentino, anunciado na última sexta-feira, começa a trabalhar nesta terça-feira de olho na estreia diante do Fluminense, no domingo, pela 22ª rodada do Brasileirão 2025. Entre as prioridades, estão a arrumação da defesa, a recuperação dos jogadores e a definição da função de Neymar em campo.

O sistema defensivo virou o principal problema do Peixe. Após breve melhora com Cleber Xavier, a equipe voltou a sofrer muitos gols desde a retomada do campeonato após a pausa para a Copa do Mundo de Clube da Fifa. Nos últimos sete jogos, o Santos só não foi vazado diante do Flamengo; nas outras seis partidas, foram 15 gols sofridos, com goleadas de Mirassol e Vasco, esta última causando a saída de Xavier.

DEFESA DO SANTOS EM FOCO

Na zaga, João Basso e Luan Peres eram titulares, mas Basso está fora por lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Entre os reservas, Gil e Luisão não conseguiram segurar a bronca. Após um período afastado, Zé Ivaldo foi reintegrado e será avaliado por Vojvoda, podendo permanecer no elenco, mesmo tendo perdido a camisa 2 para o lateral Mayke.

O elenco santista também sente a pressão. Depois da goleada sofrida para o Vasco, que veio logo após vitória importante sobre o Cruzeiro fora de casa, o clima ficou pesado. Neymar, referência do time, chorou bastante após a derrota diante dos vascaínos. A atitude do camisa 10 foi alvo de críticas por parte de lideranças de torcidas organizadas, durante protesto no CT Rei Pelé. “Você é a estrela deste time. Você é um dos maiores jogadores do planeta. Se você chorar, imagina o resto desses caras. Se você discutir com um torcedor, vai dar margem para qualquer um aqui discutir com torcedor”, afirmou uma das lideranças.

NEYMAR E O NOVO SANTOS

Outro nome em destaque é o atacante Guilherme, artilheiro da temporada, mas questionado pela torcida e fora da lista no jogo contra o Bahia. Para ajudar na parte mental, Vojvoda trouxe o psicólogo Christian Rodrigues, que já o acompanhava no Fortaleza e tem passagens por Huracán, Newell’s Old Boys e seleção do México.

A expectativa é de que atletas que perderam espaço na gestão anterior, como JP Chermont e Thaciano, possam receber novas oportunidades. No aspecto tático, Vojvoda precisará definir como Neymar será utilizado. O craque já atuou como meia armador e falso 9, variando conforme os técnicos anteriores. O argentino tem histórico de variar esquemas, como 4-3-3, 4-2-3-1 e 3-5-2, e busca o melhor encaixe para Neymar, Benjamín Rollheiser e Álvaro Barreal, peças importantes, mas que têm oscilado nas últimas rodadas.