Você Sabia? Time da Série A2 já teve Formiga como mascote
São José dos Campos, SP, 24 (AFI) – O Esporte Clube São José de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, foi fundado em 13 de agosto de 1933 e o Formigão do Vale ou Esporte como era chamado pelos seus torcedores surgiu para o cenário do futebol profissional em disputa do campeonato paulista da terceira divisão de 1957, atual Série B.
Leia mais:
A2: Linense garante título e São Bernardo está na elite
O clube joseense acabou disputando apenas uma temporada como profissional. Em 1964 em seu retorno definitivo ao futebol profissional, sagrou-se campeão da terceira divisão, atual Série B e no ano seguinte em 1965, conquistou o título de campeão paulista da segunda divisão, atual A3.
O São José mandava seus jogos no estádio da Rua Antônio Saes e utilizava um uniforme com camisas pretas, listas verticais brancas e calções pretos semelhante ao segundo uniforme do Corinthians Paulista.
Após dois títulos e dois acessos consecutivos, em 1966 em seu terceiro ano de disputa como clube de futebol profissional, o São José disputou o campeonato paulista da primeira divisão, atual A2, a principal divisão de acesso dos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Em 1970 é inaugurado o estádio Martins Pereira local que o Formigão do Vale passou a utilizar para mando de seus jogos. O São José sagrou-se campeão paulista da Primeira Divisão, atual A2, mas naquele ano o campeonato não dava direito a acesso à Divisão Especial, atual Série A1.
Em dezembro de 1976, endividado e quase falido o Formigão do Vale para fugir das cobranças e ameaças de penhora mudou sua razão social como uma saída estratégica com ajuda da Federação Paulista de Futebol, extinguindo-se o Esporte Clube São José e surgindo o São José Esporte Clube.
Surge a Águia do Vale
O Novo São José passou adotar as cores azul, amarelo e branco, que são as cores oficiais da cidade, seu distintivo também se tornou semelhante ao brasão da cidade e o mascote passou a ser a “Águia do Vale”.
Finalmente em 1980, o São José conquista o titulo de campeão paulista da segunda divisão, atual Série A2 e em 1981, a cidade de São José dos Campos passa ter seu clube representante na primeira divisão, A1, a festa dos torcedores da Águia do Vale durou pouco quando em 1983 o clube é rebaixado.
Em 1987, o São José sagrou-se vice-campeão da segunda divisão (A2) que lhe garantiu o acesso à primeira divisão, A1 de 1988. O maior feito da história da Águia foi o vice-campeonato paulista da primeira divisão de 1989.
Em 1994 devido às reformulações ocorridas nos campeonatos paulistas em suas divisões pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o São José passa integrar a recém criada Série A2. Como terceiro colocado da A2 de 1996 o São José conquista novamente o acesso à Série A1 de 1997.
Em 1999 o São José foi rebaixado a Série A2 e em 2003, ocorre uma terceirização no clube e a mudança de nome para Esporte São José, onde sem sucesso em 2004 o clube é rebaixado para Serie A3.
Em 2005 voltou ao ser novamente São José Esporte Clube e no ano seguinte conquista o acesso a Série A2 como vice-campeão da A3 de 2006.
Pela série A2 de 2009, o São José classificou para a segunda fase da competição, mas deixou escapar o acesso no ultima rodada do quadrangular pelo grupo 3 perdendo a vaga para o Sertãozinho.






































































































































