Você lembra qual foi o último clube do interior de SP a ser líder do Brasileirão?
FI traz um pouco da participação de cada clube de fora da capital que participou dos pontos corridos
FI traz um pouco da participação de cada clube de fora da capital que participou dos pontos corridos
Campinas, SP, 27 (AFI) – Em 2017, o futebol brasileiro completa sua 15ª temporada de pontos corridos e voltamos ao passado para relembrar a participação dos times de São Paulo no torneio mais importante do país. Nessa contagem tiramos as equipes da capital (Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Portuguesa, além do Santos.
Você lembra qual foi o último clube do interior que liderou o Brasileirão de pontos corridos? São Caetano, Guarani, Santo André e Grêmio Prudente já disputaram o torneio, mas foi a Ponte Preta, única que ainda permanece na elite do futebol, foi a última a ficar na ponta.
Em 2005, a Macaca por muito pouco não foi rebaixada – terminou na 18ª colocação, de 22 clubes, -, mas chegou a liderar por oito rodadas, sendo o segundo time daquele ano a ficar mais tempo na primeira posição, perdendo apenas para o campeão Corinthians.
No ano anterior, a Ponte Preta já havia sentido gostinho semelhante. No ano que marcou o rebaixamento do Guarani para a Série B, a Macaca chegou a estar na frente na quarta rodada. No entanto, caiu de produção e acabou na décima posição. Entre quedas e acessos, o clube campineiro luta para ficar na Série A na atual temporada. Hoje, ocupa a 18ª posição, dentro do descenso.
Além da Ponte Preta, o São Caetano foi outro clube fora da capital que liderou o torneio de pontos corridos em algum momento. O Azulão, vice-campeão de 2000 e 2001, terminou 2003 na quarta colocação. Chegou a assumir a primeira posição na segunda rodada, mas acabou não conseguindo se manter na frente. O time do ABC Paulista teve a queda confirmada em 2006.

OS OUTROS…
Os demais clubes do interior a participar da elite do futebol brasileiro nos pontos corridos não tiveram muito sucesso. O Guarani, campeão em outro formato de disputa, teve o melhor desempenho em 2003, com um 13º lugar. No ano seguinte, acabou rebaixado. Voltou em 2010, mas novamente acabou caindo.
Em 2009, o Santo André apareceu entre os ‘figurões’, após ser vice-campeão da Série B no ano anterior, mas não conseguiu ter uma sequência, sendo rebaixado logo na sua primeira participação nos pontos corridos.
No mesmo ano da última participação do Guarani no Brasileirão – 2010 -, o Grêmio Prudente fez uma das piores campanhas já vistas. Fez apenas 28 pontos em 38 rodadas, deixando de ser a surpresa e se transformando em decepção da temporada.





































































































































