Você conhece sobre Marketing Esportivo? Entenda mais sobre esta área
A paixão pelo esporte é capaz de gerar lucros enormes para empresas, clubes e atletas
A paixão pelo esporte é capaz de gerar lucros enormes para empresas, clubes e atletas
Campinas, SP, 19 – Como a paixão pelo esporte é capaz de gerar lucros enormes para empresas, clubes e atletas? É através das ações de Marketing que os negócios no mundo do esporte acontecem.
Muito mais do que torcer e vibrar com o seu time dentro e fora de campo, o torcedor quer fazer parte do seu clube do coração.
E para fazer isso, compra a camiseta do jogador que mais se identifica, vira sócio do clube, compra ingressos para cada partida, e participa de ações e enquetes no instagram relembrando os momentos mais marcantes do clube.
Mas para atingir altos números na bilheteria é preciso criar e traçar estratégias de Marketing Esportivo que conquistem e mantenham o engajamento da torcida com o clube.
Neste artigo você vai entender o que é Marketing Esportivo, exemplos práticos do Marketing no Futebol e como usá-lo no seu clube.

Na prática, o que é Marketing Esportivo?
Para você entender bem o conceito de Marketing Esportivo, precisamos voltar um pouco e trazer o conceito de Marketing:
Marketing é o conjunto de estratégias que tem objetivo de comunicar os benefícios e soluções de um produto, serviço ou marca para o seu público-alvo, tornando-os seus consumidores e gerar lucro para uma organização.
Dito isso, o Marketing Esportivo é uma área do Marketing que tem como principal objetivo gerar oportunidades comerciais no mundo esportivo.
Diferença entre Marketing Esportivo e Demais Tipos de Marketing
Uma das principais e mais marcantes diferenças entre o marketing esportivo e os demais, é o nível de envolvimento e identificação que uma pessoa tem com um clube.
Nos demais tipos de marketing, na maioria dos casos essa identificação e envolvimento só surgem depois de muito tempo.
Alta exposição da marca, um plano de marketing e trabalho muito profundo que vai desde o Branding até o trabalho das diversas etapasdo funil de vendas.
Além disso, muitas empresas e marcas usam do Marketing Esportivo, prova disso é a enorme quantidade de patrocínios nas camisetas de futebol.
Por que o Marketing Esportivo dá tão certo?
Como foi dito anteriormente, quando há uma paixão por uma marca ou personalidade do mundo do esporte o processo de decisão de compra, o envolvimento do consumidor é muito maior do que em situações e exemplos do Marketing Tradicional.
Por este aspecto principal, o Marketing Esportivo é tão vantajoso para quem fizer uso dele.
Caso de Sucesso de Marketing no Futebol
No Brasil
Uma das maiores viradas de Marketing no futebol brasileiro foi do Corinthians, após o retorno à série A do Campeonato Brasileiro, em 2008, o Timão intensificou suas ações de Marketing para melhorar seu posicionamento no mercado.
Desde então, a busca por parcerias fortes com patrocinadores poderosos, ampliação da rede de lojas poderoso timão possibilitou o retorno de grandes jogadores do futebol internacional para o clube.
A partir disso, o clube tem acumulado cada vez mais títulos, maior média de torcida por jogos e maior receita oriundas de patrocínios e apoiadores.
No Exterior
Se você acha que vamos citar um dos grandes times europeus, colecionadores de UEFA Champions League como Barcelona, Real Madrid e Liverpool, você está enganado.
O caso de sucesso de Marketing no Futebol é do Orlando City, time do empresário Flávio Augusto da Silva.
Desde a compra do Clube 2013, o empresário brasileiro trouxe uma cultura muito forte de Branding, Vendas e Serviços para dentro do seu clube.
E foi com essa visão empreendedora que o clube implementou as seguintes estratégias de Marketing.
Vendas Recorrentes: Nos Estados Unidos é comum a venda de ingressos por temporada, onde o foco da venda são todos os ingressos e a presença garantida do torcedor durante todo o calendário de jogos.
Investimentos Inteligentes: Ao realizar o planejamento de construção do estádio do Orlando City, foi analisado que o melhor ROI(Retorno Sobre o Investimento) se daria para um estádio do tamanho da média de público das últimas temporadas, que na época era de 27 Mil pessoas.
Desta forma, mantém-se o bom aproveitamento e lotação máxima dos jogos.
Branding: uma das principais contratações logo após a compra do clube, foi trazer o ex-jogador Kaká para ser o camisa 10 eembaixador da marca, uma vez que foi Bola de Ouro em 2007 de um dos maiores jogadores da História do Futebol Mundial.
A presença do craque fez crescer a popularidade do clube internacionalmente e atraiu mais craques para dentro da liga MLS como Zlatan Ibrahimović e Nani que atualmente é jogador do Orlando.
Como Implementar e profissionalizar o Marketing Esportivo no seu clube?
O primeiro passo é estruturar um setor de marketing que vai realizar todas as ações e campanhas publicitárias, além disso, irá criar um plano de marketing para o seu clube.
O Marketing será o responsável por gerir as ações de divulgação que irão nutrir a paixão do torcedor e deixar ele cada vez mais próximo e identificado com o clube.
Além disso, vai buscar parcerias estratégicas para o clube, na busca de bons patrocínios e apoiadores ao clube.
Conclusão
Há muitos anos o Marketing Esportivo tem sido praticado e seus resultados cada vez mais reforçam a sua importância no crescimento de um clube.
Cada vez mais os times de futebol precisam dar maior importância ao seu departamento de marketing e utilizar de estratégias e técnicas já consagradas e que são utilizadas no mercado estrangeiro, como vendas recorrentes, branding e investir de forma inteligente.





































































































































