Vitória iguala recorde de estrangeiros no Brasileirão 2025

Rubro-Negro conta com seis estrangeiros no grupo e aposta em diversidade para reagir no campeonato.

Vitória chega a seis estrangeiros no elenco de 2025 e repete marca histórica de 2014 no Brasileirão.

Kike. Foto: Victor Ferreira/Vitória
Kike. Foto: Victor Ferreira/Vitória

Salvador, BA, 17 (AFI) – O Vitória atingiu nesta semana a marca de seis estrangeiros no elenco, igualando o recorde histórico da temporada 2014. A chegada do atacante Kike Saverio, oficializada na última terça-feira, reforça a aposta rubro-negra em uma mescla internacional para afastar o risco de rebaixamento no Brasileirão 2025.

Com jogadores de Paraguai, Portugal, Uruguai, Espanha e Itália, o Leão reúne nacionalidades distintas e amplia o cardápio cultural da Toca do Leão. Saverio, por exemplo, nasceu na Itália, tem pais equatorianos e construiu a carreira na Espanha, além de ter defendido o sub-19 do Equador. O contrato do atacante vai até junho de 2026.

ESTRANGEIROS NO VITÓRIA

Além de Saverio, completam o grupo internacional do Vitória: Raúl Cáceres (Paraguai), Rúben Rodrigues (Portugal), Renzo López (Uruguai), Rúben Ismael (Portugal) e Aitor Cantalapiedra (Espanha). O clube ainda conta com o argentino Alejandro Almaraz na base, que atua no sub-20 e já foi elogiado pelo técnico Rodrigo Chagas em agosto.

Em 2014, o Vitória também contou com sete gringos ao longo da temporada, mas nunca com seis ao mesmo tempo. Entre eles estiveram Gatito Fernández, Luis Aguiar, Guillermo Beltrán, Lucho Cáceres, Damián Escudero, Guillermo Viscarra e Jonathan Ferrari.

BRASILEIRÃO E NOVOS REFORÇOS

O clube voltou a investir no mercado internacional para reforçar o elenco principalmente no segundo semestre de 2025, já que, segundo a diretoria, o mercado nacional está inflacionado. Segundo o regulamento, é possível escalar até nove estrangeiros por partida nas competições nacionais.

No entanto, a estreia dos gringos ainda não empolgou o torcedor. Raúl Cáceres é o único titular, enquanto nomes como Aitor Cantalapiedra vêm ganhando espaço após lesão de Matheuzinho, com cinco partidas e uma assistência. Renzo López, por sua vez, marcou um gol em nove jogos, sempre como reserva.

Rúben Rodrigues atuou apenas 22 minutos e Rúben Ismael, com 17 minutos em campo, segue lesionado sem previsão de retorno. A expectativa é que o recém-chegado Kike Saverio seja o diferencial que o Vitória precisa, mas o atacante de 26 anos ainda não tem data para estrear.