Vitória é multado após gritos homofóbicos contra Wagner Leonardo

Torcida do Vitória é alvo de punição após protestos contra ex-zagueiro no Barradão.

Clube recebe multa de R$ 30 mil após cantos homofóbicos da torcida no empate com o Grêmio e promete recorrer.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Salvador, BA, 1 (AFI) – O Vitória foi condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil pelo STJD devido aos gritos homofóbicos da torcida durante o empate por 2 a 1 com o Grêmio, válido pela sexta rodada do Brasileirão. O episódio ocorreu no Barradão e fez o árbitro Felipe Fernandes de Lima interromper o jogo por alguns instantes.

Apesar da punição no artigo 243-G do CBJD, referente a atos discriminatórios, o clube foi absolvido no artigo 191, inciso III, sobre responsabilidade administrativa. Ainda assim, a diretoria do Vitória garantiu que irá recorrer da decisão.

VITÓRIA, GRÊMIO E BRASILEIRÃO EM FOCO

O clima foi quente nas arquibancadas. Wagner Leonardo, ex-capitão e ídolo recente do Leão, foi alvo de fortes vaias, faixas e cartazes enquanto enfrentava o ex-clube pela primeira vez após a transferência para o Grêmio. O zagueiro, que marcou época com 97 jogos, 11 gols e títulos como a Série B de 2023 e o Baianão de 2024, ouviu gritos de “Judas” desde o aquecimento.

O protesto da torcida rubro-negra foi motivado pela saída de Wagner para o Tricolor Gaúcho no início da temporada. Titular da equipe de Porto Alegre, ele também enfrentou críticas pela declaração dada ao chegar ao novo clube, gerando polêmica entre os torcedores do Vitória.

WAGNER LEONARDO, POLÊMICAS E RESPOSTA DO ZAGUEIRO

Durante sua apresentação no Grêmio, Wagner Leonardo disse: “Muitas vezes a gente vem de uma base de um time grande e a gente acaba acomodando. Isso nunca vai acontecer estando num clube menor, de ter que talvez rodar para pegar mais experiência. Agora a gente retorna a um clube grande e temos que valorizar mostrando e dando o melhor no nosso campo”.

A repercussão negativa fez o defensor explicar nas redes sociais: “Mais cedo, uma declaração sobre minha trajetória profissional em minha apresentação como novo atleta do Grêmio foi tirada do contexto. Em nenhum momento tive a intenção de desprestigiar nenhum clube por onde passei. Reitero aqui todo o meu respeito, carinho e gratidão pelo Vitória e a admiração por um clube tão tradicional que me abriu as portas, me valorizou”.

Mesmo com o pedido de desculpas, a torcida do Leão não aliviou para o zagueiro na volta ao Barradão. O Vitória promete buscar seus direitos e tenta reverter a multa imposta pelo STJD.