Vitória-BA Sport
Vitória 1 x 0 Sport - Leão Baiano vence no jogo da taça e complica rival na briga pelo acesso

A campanha impecável do Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro foi coroada com um golaço de Osvaldo e espetáculo da torcida.

O resultado complicou os pernambucanos, que não dependem só de si para conquistar o acesso à Série A de 2024, na última rodada.  

Vitória é o campeão da Série B de 2023
Vitória é o campeão da Série B de 2023 (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação)

Salvador, BA, 18 (AFI) – A campanha impecável do Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro foi coroada com um golaço de Osvaldo e espetáculo da torcida. No jogo da taça e na despedida do Barradão, o time baiano superou o Sport por 1 a 0, neste sábado, pela 37ª e penúltima rodada. O resultado complicou os pernambucanos, que não dependem só de si para conquistar o acesso à Série A de 2024, na última rodada.  

Além da festa, Vitória quebrou dois recordes. Foi a maior pontuação do clube em pontos corridos, superando a marca de 2012, quando subiu em quarto lugar, com 71 pontos. O time chegou a 72 e pode terminar a Série B com 75, caso vença a Chapecoense na última rodada, em Chapecó. E também foi o jogo de maior público na temporada, com 29.168  torcedores.

Já o Sport se complicou de vez na luta pelo acesso. Com 60 pontos, o time está a um ponto do G4 – grupo do acesso, porém é apenas o oitavo colocado e não depende mais de si para subir. Agora os pernambucanos terão que vencer o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, e ainda torcer por tropeços de: Mirassol, Novorizontino, Atlético-GO, Vila Nova e Juventude.

Por se tratar da última rodada, todos os jogos da 38ª rodada acontecerão de forma simultânea, no próximo sábado (25), às 17h00.

TUDO IGUAL

Mesmo com o título garantido, o Vitória entrou em campo concentrado. Competindo, o time dominou os primeiros minutos, mas perdeu força ofensiva assim que o meia armador Giovanni Augusto sentiu uma lesão e deixou o gramado com 13 minutos de jogo. A partir daí, o Sport tomou conta do duelo. Aos 17, Vagner Love deu belo passe para Labandeira, que sem marcação mandou para fora, perdendo uma grande chance.

Love seguiu sendo o jogador mais perigoso dos visitantes. O atacante começou a jogada, que acabou com cruzamento de Felipinho e quase Labandeira aproveitou. Assim como os donos da casa, a pressão do time pernambucano acabou assim que Love teve uma lesão e deixou o campo chorando. Na reta final, o duelo ficou equilibrado. Labandeira teve uma nova chance e mandou para fora. Nos acréscimos, Wellington Nem também desperdiçou uma grande chance. 

FESTA COMPLETA

No segundo tempo, o Sport foi quem deu as caras primeiro. Novamente com Labandeira, que desta vez acertou o alvo, mas parou no goleiro Lucas Arcanjo. O lance serviu para acordar o Vitória. Embalado pela torcida, os donos da casa começaram a tomar conta da partida. Wellington Nem pegou a sobra na área e Rafael Thyere salvou o Sport, quase em cima da linha. Logo depois, o Barradão ficou em festa. Osvaldo recebeu na ponta esquerda e mandou na gaveta, aos 18 minutos. Um golaço. 

O resultado complicou de vez o Sport em relação ao ataque, que foi para o tudo ou nada. Jorginho cabeceou firme e Lucas Arcanjo defendeu no reflexo. Se fazendo valer dos contra-ataques, Gegê e Wellington Nem pararam no goleiro Jordan. Na reta final, já com gritos de “é campeão”, o Vitória trocou passes no campo de ataque e aguardou o apito final, para comemorar mais uma vez o primeiro título nacional da equipe baiana. 

ÚLTIMA RODADA

Campeão, o Vitória encerra sua grande campanha contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). Já o Sport, ainda na luta pelo acesso, recebe o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Por se tratar da 38ª e última rodada, todos os jogos acontecerão de forma simultânea, às 17h00.

FICHA TÉCNICA

Vitória-BA
Vitória-BA
1 0
Sport
Sport
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
37ª rodada
Fase Data:
18/11/2023
Fase Horário:
17:00
Fase Árbitro:
Paulo Cesár Zanovelli da Silva (MG)
Fase Assistentes:
Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Fase VAR:
Rodolpho Toski Marques (PR)
Fase Cartões Amarelos:
Vitória: Dudu e Rodrigo Andrade
Sport: Eduardo e Labandeira
Fase GOLS:
Vitória: Osvaldo 18’/2T
Fase Público:
29.168 total.
Fase Renda:
R$ 547.348,00.
Fase Estádio:
Barradão
Fase Local:
Salvador (BA)