Vitória 0 x 1 Santo André - Zebra mantém Leão na liderança

Salvador, BA, 09 (AFI) – Em partida que todos davam como certa a vitória do time da casa, deu tudo errado para a equipe mandante. O Vitória pressionou, mas foi derrotado por 1 a 0 pelo Santo André, na tarde deste sábado, em Salvador, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O gol de Chico Marcelo, marcado aos 36 minutos do 2º tempo, deu a vantagem mínima ao Ramalhão, que apenas se defendeu durante a partida. O líder, com o mau resultado do Vitória, é o Fortaleza, que venceu o Ceará por 1 a 0, na sexta-feira, com 12 pontos.

Com o péssimo resultado em casa, o Vitória manteve-se com nove pontos ganhos, ficando assim há três do líder Botafogo. A equipe baiana, no entanto, caiu para a 4ª colocação. O Santo André, por sua vez, subiu para a 14ª posição, com seis pontos ganhos.

Ramalhão tem melhores chances
Como já era de se esperar, o Vitória começou em cima do Santo André, tentando fazer valer o mando de campo. A primeira chance da equipe da casa veio aos nove minutos, quando Apodi executou boa jogada pela direita, caiu na área, mas o árbitro deixou o lance seguir, para desespero dos atletas baianos.

Aos 12, foi o Santo André que quase chegou ao gol. André Luiz recebeu cruzamento na grande área e subiu sozinho, mas a cabeçada foi tranquila nas mãos do goleiro Ney. Sem muita criatividade no ataque, o Vitória dependia muito da movimentação de Índio, artilheiro do rubro-negro na temporada. No entanto, a marcação do Ramalhão em cima da estrela adversária era dura, diminuindo os espaços do camisa 9.

Além do problema para sair da marcação, o time mandante sofria com os ataques pelo lado direito de sua defesa. Como Apodi é muito ofensivo, o lateral-esquerdo do Santo André, André Luiz, passou a ocupar o espaço deixado pelo atleta do Vitória. Apostando suas chances nas jogadas pelos flancos, o time paulista chegou duas vezes com perigo ao gol de Ney, mas não aproveitou nenhuma das chances.

O Vitória não conseguia chegar à área do adversário, fato que deixava irritada a torcida, que encheu o Barradão na esperança de ver sua equipe alcançar a primeira posição na Série B. Mas a marcação do Santo André, muitas vezes com ríspidas faltas, travou todo o ataque do atual campeão baiano, que foi para o intervalo sem balançar às redes.

Zebra em casa… ou seria mico?
Cansado da marcação do Santo André, o Vitória decidiu aproveitar outra característica da equipe: os chutes de longe. Logo aos dois minutos, Anderson Rodrigues arriscou de fora, mas a bola tomou o rumo da linha de fundo, sem maiores perigos a Júnior Costa e o gol do Santo André.

O rubro-negro parecia ser outro na volta do intervalo. O ataque, anulado pela forte marcação, decidiu agir, e quase marcou o primeiro gol aos cinco minutos, com Joãozinho, que forçou boa defesa do goleiro. Na sobra, Apodi e Índio tentaram e também perderam a oportunidade.

Aos 18, o Vitória voltou ao campo de ataque, mas novamente perdeu a chance de abrir o placar em casa. Jackson entrou livre na área e, de frente para o goleiro, desperdiçou. No lance seguinte, Índio também errou em situação parecida. A partida, que antes parecia tranquila, em virtude da colocação das equipes na tabela, ganhou ares de dramaticidade.

O time baiano chegou com perigo novamente aos 22: Anderson pegou a sobra da grande área e bateu forte, mas o goleiro Júnior Costa espalmou para escanteio. O Santo André ficou todo acuado em seu campo de defesa, sem conseguir sair de maneira rápida, para contra-atacar o adversário.

Mas, apesar de contrariar todas as previsões possíveis para a partida, o Santo André foi quem abriu o placar. Aos 36 minutos, Chico Marcelo aproveitou falha da zaga e bateu no canto direito, sem chances para Ney fazer a defesa. A zebra tomou conta do Barradão. Sem tempo para esboçar uma reação, o Vitória se jogou completamente ao ataque, para fazer o gol de empate. Mas, no entanto, a equipe da casa nem chegou perto do gol adversário.

Próximos Jogos
Na próxima rodada, o Vitória vem até o interior do estado de São Paulo para enfrentar o Ituano, no estádio Novelli Júnior, no sábado, às 16 horas. Na mesma data e horário, o Santo André recebe, no ABC paulista, a Ponte Preta, no duelo paulista da rodada, marcado para o estádio Bruno José Daniel.

Ficha Técnica

Vitória 0 x 1 Santo André

Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Ricardo Tavares de Lima (PE)
Público: 28.947 pagantes
Renda: R$ 229.400,00
Cartões Amarelos: Joãozinho, Vanderson (Vitória); Pará, Ramalho, Luciano Bebê, André Luiz, Fernando, Chico Marcelo (Santo André)
Gol: Chico Marcelo, aos 36’/2T (Santo André)

Vitória
Ney; Apodi, Jean, Jeferson e Anderson Rodrigues; Vanderson, Bida, Garrinchinha e Jackson (Sorato); Índio e Joãozinho (Hugo Henrique).
Técnico: Givanildo Oliveira

Santo André
Júnior Costa; Alexandre, Thiago Matias, Luiz Henrique e André Luiz (Willians); Fernando, Ramalho, Pará e Luciano Bebê; Sandro Gaúcho (Fernando Diniz) e Leandrinho (Chico Marcelo).
Técnico: Sérgio Soares