Visão Alternativa: Relativizando as surpresas da 6ª rodada
Campinas, SP, 18 (AFI) – Os resultados da sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B não apresentaram grandes surpresas. Excetuando-se um ou outro placar inesperado, todos os jogos tiveram um final previsível. Isso não só demonstra o equilíbrio da competição como denota uma tendência de parelhamento dos clubes em relação à pontuação na tabela. Dificilmente teremos dois ou três clubes disparando na classificação, já que o “Bicho-Papão” ainda não deu as caras.
Para falar a verdade, podemos até enxergar algumas exceções nos resultados da rodada, como no jogo entre Avaí e Remo. Ora, o Remo ganhar do Avaí no estádio da Ressacada não pode ser considerado normal, até pela diferença de qualidade dos elencos. Porém, apesar do bom número de gols na partida (3×2 para os paraenses), o jogo foi de baixo nível técnico. E quando pensamos em surpresas, lembramos de retumbantes vitórias combinadas com inesperadas e surpreendentes atuações. A vitória do Remo foi até inesperada, mas passou longe de ser retumbante ou de nos presentear com uma atuação surpreendente. Apesar da derrota, o decepcionante time catarinense tem mais chances de se manter na Série B do que a tradicional equipe da região norte do Brasil.
Se as surpresas não apareceram muito em forma de resultados nos jogos desta rodada, elas estão bastante nítidas na tabela de classificação após um total de 60 partidas disputadas no campeonato. Elas estão precisamente na 6ª e na 7º colocações, com Gama e Barueri, respectivamente. As duas equipes estão jogando muito bem e ainda não perderam pontos jogando em seus estádios. Bom presságio e pré-requisito básico para times que almejam algo mais rebuscado no torneio.
O time do Distrito Federal fez o dever de casa diante do excelente Fortaleza. Jogando no Mané Garrincha, o Gama sapecou três gols para cima dos cearenses, outrora líderes da competição. Já o Barueri parece que está no embalo de jogar em seu novo estádio. Mas não foi tão fácil como parecia. Apesar de enfrentar o lanterna Paulista, o time encontrou dificuldades e venceu de virada, por 2×1. Seguindo a linha de que não tivemos grandes surpresas na rodada, a vitória do Criciúma sobre o Ipatinga, em Minas, não pode ser considerada uma zebra. Até porque a vitória dos catarinenses significou que a Série B tem um novo líder, com 13 pontos. E após alcançar a liderança pela primeira vez, o Criciúma terá a oportunidade de mantê-la e ampliá-la. O próximo compromisso está marcado para o Heriberto Hulse, na próxima sexta, diante do Fortaleza, que está apenas a 1 ponto dos líderes. Será o melhor jogo da 8ª rodada. Simplesmente imperdível!
O Coritiba vem numa crescente e já ocupa a 2ª colocação. Com a vitória no Couto Pereira sobre o difícil Brasiliense, o Coxa entrou no G4 e pode começar a se consolidar neste seleto grupo, já que está entre os favoritos da Série B. No próximo jogo, deverá encarar um Castelão bem cheio, pois o Ceará vem de vitória, sobre o CRB. Esta partida será no sábado e também promete fortes emoções.
Dos times que estão ocupando as quatro primeiras colocações na tabela, o que terá o compromisso mais fácil, em tese, é o São Caetano. O time do ABC Paulista tem tudo para garantir os três pontos, jogando em casa, diante do Ituano. Porém, é bom a equipe do técnico Nelsinho Baptista ficar de olhos bem abertos, pois o time de Itu vem de duas vitórias seguidas, sobre Vitória e Portuguesa.
As surpresas são relativas, são individuais, são deveras subjetivas. O que uma pessoa está esperando que aconteça, pode ser totalmente surpreendente para outra. O mundo do futebol é composto por resultados que ultrapassam um pouco a barreira das razões. O imprevisível, por muitas vezes, aparece para fazer do torcedor um boneco de marionete diante dos Deuses deste esporte bretão. Marionetes estas que fazem questão de se manterem em seus mundos de fantasias, imaginando e sonhando um dia em que o Bicho-Papão, outrora motivo de pesadelo em seus contos infantis, possa ser a figura de seu time em campo, assustando e aterrorizando todos os adversários que aparecerem em seu caminho.
Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].





































































































































