Vice-presidente do Sindicato dos Atletas comemora mudança no Cariocão
Alfredo Sampaio revelou também os nomes dos líderes do "motim"
O “motim” contra o calendário feito pelo jogadores do futebol brasileiro deu o seu primeiro resultado na tarde desta sexta-feira.
Rio de Janeiro, RJ, 27 (AFI) – O “motim” contra o calendário feito pelo jogadores do futebol brasileiro deu o seu primeiro resultado na tarde desta sexta-feira. Em reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), ficou decidido que a fórmula de disputa do Campeonato Carioca de 2014 e 2015 será alterada, para aumentar a pré-temporada dos atletas, que costuma acontecer no início do ano. Um dos maiores apoiadores da causa, o vice-presidente do Sindicato dos Atletas, Alfredo Sampaio, comemorou o resultado e revelou que Alex, do Coritiba, e Paulo André, do Corinthians, tomaram a frente das negociações para a mudança do calendário. O Futebol Interior esteve presente ao evento através do enviado especial Wellinton Campos. (Confira o áudio da entrevista no final da matéria).

“Estamos no caminho certo. Foi uma demonstração clara que de quem comanda o futebol pelo menos no Rio de Janeiro. Isso mostra, que a preocupação com a saúda e os interesses dos atletas prevaleceu. Foi um ganho muito grande para os jogadores. Eu saio satisfeito e torço para que isso também aconteça nos outros estaduais pelo Brasil. Saio feliz, pois um pedido meu foi atendido. Agora, os clubes terão quase um mês de pré-temporada”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Atletas.
“Até agora, não tem nenhuma novidade sobre o manifesto dos jogadores. O que eu sei, é que está marcado uma reunião para a próxima segunda-feira, onde serão definidos os líder da causa, que deve ficar por conta do Alex e do Paulo André. Na terça, deve acontecer um encontro com a CBF”, finalizou Alfredo Sampaio.
A Federação prevê que com a decisão deve agradar, tanto os jogadores, quanto os clubes. Agora, o Campeonato não terá mais a Taça Guanabara e a Taça Rio. A competição será disputada em turno único, no estilo do Campeonato Paulista, perdendo assim, o brilho do campeonato mais charmoso do Brasil.
Entenda o caso
A mudança na fórmula do Campeonato Carioca de 2014 e 2015 se deu após um documento assinado por 75 atletas da Série A e da Série B do Campeonato Brasileiro que pedia a mudança no calendário de futebol brasileiro. No documento, os atletas exigiam férias de 30 dias e mais um período para fazerem a pré-temporada, com o argumento que precisam de atividades físicas programadas antes do início da temporada.
O documento teve grande repercussão entre a CBF e as Federações, que devem entrar em um consenso com a televisão para a mudança de datas. Entretanto, alguns campeonatos estaduais precisaram mudar suas fórmulas para se adequarem, assim como fez o Cariocão.





































































































































