Vereador solicita tombamento integral de estádios de Guarani e Ponte Preta

Parlamentar solicitou à prefeitura medidas junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas

Screenshot 11 4
Vereador Permínio Monteiro (PSB). Foto: Câmara Municipal de Campinas

​Campinas, SP, 19 (AFI) – Os estádios de Guarani e Ponte Preta, Brinco de Ouro da Princesa e Moisés Lucarelli, respectivamente, podem ser tombados integralmente como patrimônio histórico de Campinas. Ao menos isso é o que propôs o vereador Permínio Monteiro (PSB), que solicitou à prefeitura medidas junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Construído pela própria torcida pontepretana, o estádio Moisés Lucarelli (Majestoso) completou 75 anos no último dia 12 de setembro. A fachada do local já é tombada, mas a ideia é que o tombamento passe a ser integral.

Já o Brinco de Ouro da Princesa foi inaugurado em 31 de maio de 1953, ou seja, comemorou sete décadas neste ano.

“Os estádios têm enorme importância, valor histórico e cultural. Ambos são cartões postais da cidade e sua preservação pode ter um impacto positivo na economia local, sendo uma medida importante para garantir que essas partes da história de Campinas sejam devidamente preservadas e valorizadas para todas as gerações”, destacou o vereador.

O projeto do Brinco de Ouro foi feito pelos arquitetos modernistas Oswaldo Corrêa Gonçalves (Riviera de São Lourenço) e Ícaro de Castro Mello, enquanto o Majestoso foi levantado com trabalho dos próprios torcedores.

“Os dois estádios, como um todo, devem ser protegidos como patrimônio histórico, cuja conservação é de interesse público. Lembrando, inclusive, que são estádios que são conhecidos internacionalmente, fato que se consolidou ainda mais na última Copa do Mundo realizada no Brasil, quando a seleção da Nigéria treinou no estádio bugrino e a seleção de Portugal, comandada pelo astro Cristiano Ronaldo, no estádio pontepretano”, concluiu.

Confira também: