Verdão já inicia preparação para o Brasileirão

São Paulo, SP, 16 (AFI) – Utilizado como desculpa sempre que o Palmeiras fracassa, o pouco tempo de preparação terá que ser descartado caso o Verdão faça campanha abaixo da média no Campeonato Brasileiro.

Isso porque o clube terá o maior período de treinos para o campeonato desde 1999. De folga há quatro dias, os jogadores voltam a trabalhar na próxima quarta, na Academia de Futebol, focados no Brasileirão. Do dia da reapresentação até a data de estréia na competição, em 13 de maio, serão 25 dias livres.

O Verdão completará, quando for a campo contra o Flamengo, no Maracanã, um mês e dois dias sem disputar um jogo oficial. Há oito anos, o recesso foi maior. A equipe, então campeã da Libertadores, ficou sem jogar de 20 de junho até 24 de julho antes de sua estréia.

O longo período de preparação foi forçado pelas eliminações recentes na Copa do Brasil e no Paulistão. Ninguém no Verdão ficou satisfeito com as “férias”. Mas há males que vêm para bem, acredita Caio Júnior.

“Teremos alguns dias para tirar o estresse, recarregar as forças e depois voltar focados na preparação para o Brasileiro”, analisa o chefe.

Nos últimos anos, o Palmeiras sempre emendou suas estréias no Brasileiro com o fim de outras competições. Depois de 1999, o maior período de preparação que o time teve foi em 2002: 14 dias. Sinal de que tempo de treinamento nem sempre resulta em sucesso. O clube acabou rebaixado na ocasião.

A diferença para esta temporada, no entanto, é brutal. Na campanha da queda, Vanderlei Luxemburgo deixou o clube logo na primeira rodada. Atualmente, Caio Júnior, que já recusou uma proposta do Vasco, está mais do que prestigiado no Verdão. A diretoria bancou o técnico mesmo com as eliminações e os momentos de turbulência nas duas competições do primeiro semestre.

No retorno ao trabalho, quarta-feira, o preparo físico será o enfoque. A equipe irá trabalhar em dois períodos na Academia. Na última semana, o time fará um retiro no interior.