Vasco x Nacional-AM - Passa tranquilo ou dará vexame, Vascão?

O Cruzmaltino pode perder por até um gol de diferença que garante a classificação

O Vasco já passou por maus bocados na competição e por isso, trata a partida contra o Nacional-AM, que está marcada para esta quinta-feira, às 21h50, no Estádio do São Januário, com seriedade.

0002048100624 img

Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Se o Palmeiras tem o seu ASA de Arapiraca – o clube alagoano ficou famoso por eliminar o Verdão na Copa do Brasil -, o Vasco não quer nem pensar em viver com a sombra do Nacional-AM. O Cruzmaltino já passou por maus bocados na competição e por isso, trata a partida, que está marcada para esta quinta-feira, às 21h50, no Estádio do São Januário, com seriedade, mesmo por ter construído uma boa vantagem no duelo de ida.

Na primeira partida entre os times, deu Vasco – 2 a 0. O Nacional batalhou, chegou a marcar um gol, anulado, mas parece ter abrido mão da partida de volta por está classificado para às oitavas de finais do Campeonato Brasileiro da Série D, onde encara ninguém menos do que o Salgueiro, outro time da quarta divisão nacional que está na Copa do Brasil.

O Vasco só perde a vaga para às quartas de finais se for derrotado por uma diferença de três ou mais gols. Caso isso aconteça, o Nacional entra na lista dos clubes “improváveis” que eliminaram o Cruzmaltino na competição. Curiosamente, o Trem Bala da Colina teve suas maiores quedas no Estádio do São Januário.

Em 1991, o Remo desclassificou o Vasco nas oitavas de finais ao empatar em casa por 0 a 0 e no Rio de Janeiro por 1 a 1. No ano seguinte foi a vez do CSA, com os resultados: 3 a 3, em Maceió, e 1 a 0 na casa do Cruzmaltino. Em 2004, o XV de Novembro-RS eliminou ao vencer em São Januário por 3 a 0, o mesmo placar que o Baraúnas fez no ano seguinte. Já, o Gama saiu vencedor no campo adversário por 2 a 1.

Vasco e Nacional-AM já se enfrentaram em 24 oportunidades. Até então, o Cruzmaltino nunca perdeu para o adversário desta quinta. São 21 vitórias e três empates.

Desfalques e Reizinho poupado

0002048100633 img

O técnico Dorival Júnior terá uma série de desfalques para montar o time titular do Vasco contra o Nacional, pela Copa do Brasil. Com a boa vantagem construída na partida de ida, o treinador ganhou o direito de poupar o seu principal jogador. Juninho Pernambucano, com dores musculares, fica fora do embate por estar sendo preparado para o duelo contra Cruzeiro e Náutico, próximos jogos do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Além do Reizinho, Wendel, com dores no joelho, também não enfrentará o Nacional-AM. O jogador foi barrado pelo departamento médico do clube. Por sua vez, Rafael Vaz e André não podem atuar com a camisa do Vasco na Copa do Brasil, pois ambos entraram em campo, pela competição, em outros clubes. Ceará e Santos, respectivamente.

Com isso, o meio de campo do Vasco deve ser formado por Abuda, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Montoya. Jomar ganhou a vaga na posição de Rafael Vaz. E no ataque, Marlone formará a dupla de ataque com o equatoriano Tenorio.

Com os reservas, Naça?

0002048100624 img

O técnico Léo Goiano não teve escolha. Chegou em um momento que o treinador do Nacional precisava optar por priorizar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D. O resultado de 2 a 0 feito pelo Vasco no duelo de ida, fez com que o Naça concentra-se suas forças na quarta divisão nacional, onde encara um dos favoritos à elite, o Salgueiro.

Com isso, o Nacional vai com o tive praticamente reserva contra o Vasco, porém, com a mesma motivação. Os únicos jogadores considerados titulares que estarão na partida é o goleiro e braço direito do treinador, Gilberto e o meio-campista Danilo Ríos.

“Tínhamos que tomar uma decisão e escolhemos um ótimo grupo para jogar contra o Vasco. Jogadores que vez ou outra tem entrado como titular não temos time A ou time B. Temos um elenco que pode superar as adversidades e pregar uma peça no Vasco, Futebol é jogado e o Nacional vai para o Rio para vencer”, afirmou o treinador.