Vasco x Botafogo - O Abre-alas do carnaval carioca

Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) – Vasco e Botafogo fazem o primeiro clássico do Campeonato Carioca neste sábado de carnaval, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 5ª rodada da Taça Guanabara.

Nos últimos anos tem sido tradição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro marcar um confronto entre grandes clubes para esta data. Como neste ano a FERJ marcou todos os jogos de Fla, Flu, Bota e Vasco para a cidade do Rio, este será o primeiro teste de fogo para as duas equipes, que ainda não atuaram no Maracanã este ano.

O Glorioso lidera o grupo B com 12 pontos, ou seja, 100% de aproveitamento. Já o time cruzmaltino, após estrear perdendo para o Madureira, venceu suas três outras partidas.

Para este clássico, o Botafogo não tem qualquer problema e o técnico Cuca poderá escalar força máxima. Em caso de vitória, os botafoguenses podem conseguir a classificação antecipada às semifinais. Desde a volta do treinador, em outubro do ano passado, o clube de General Severiano não é derrotado. O algoz foi justamente o Vasco.

Três ex-vascaínos enfrentaram seu antigo clube: o lateral Alessandro e os meias Abedi e Marcelinho, estes dois pela primeira vez.

Fora de campo, a diretoria anunciou que o goleiro Roger, revelado pelo Flamengo e com passagens por São Paulo e Santos, continuará no clube até junho.

No Vasco, a ausência segue sendo o atacante Romário, ainda suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por doping. Nesta sexta-feira, em entrevista, ele confirmou que pretende encerrar a sua carreira no dia 30 de março, quando termina seu contrato com o clube da Colina. Alfredo Sampaio segue dirigindo o time e sabe que vencer o clássico é fundamental: “Temos que vencer por uma questão matemática. Estamos três pontos atrás do Botafogo e não podemos deixar eles abrirem vantagem. Também estamos a três pontos do terceiro colocado e não queremos que ele encoste na gente, senão a coisa fica mais complicada nas duas rodadas finais. São justamente os três pontos desse clássico que precisamos conquistar”, afirmou.

Outro desfalque, no banco, será o meia Marquinho, vetado por uma entrorse no tornozelo direito. Além disso, os atacantes Edmundo e Jean seguem sem condições de jogo.

O centroavante Alan Kardec garantiu que o jejum de gols será quebrado neste sábado. Ele lembrou que sempre dá sorte contra o alvinegro e inclusive marcou na sua estréia entre os profissionais.

A última vitória do Vasco sobre o Botafogo em Cariocões foi em 2002, na Rua Bariri. Cadu marcou o único gol do jogo. Em 2003, 2004 e 2005 houve empate. Em 2006, triunfo botafoguense por 5 a 3 e no ano passado, 2 a 0, na primeira partida em que Romário teve a chance de fazer o seu milésimo gol, e empate por 4 a 4 na semifinal da Taça Rio.

Para quebrar este tabu, o Vasco conta com dois titulares que já atuaram no rival: Jonílson e Beto.

Ficha técnica

Vasco x Botafogo

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Hora: 18h10 (de Brasília).
Árbitro: Péricles Bassols.
Assistentes: Wagner Santos e Jorge Luis Roxo.

Vasco
Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luizão e Carlinhos; Jonílson, Beto, Leandro Bomfim e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec.
Técnico: Alfredo Sampaio.

Botafogo
Castillo, Alessandro, Ferrero, Renato Silva e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca.