Vasco só depende de si e luta para evitar queda no Brasileirão
Equipe carioca volta a correr risco de rebaixamento após cinco derrotas consecutivas
Vasco busca dar a volta por cima nas últimas três rodadas para seguir na elite do futebol brasileiro na próxima temporada
Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – O Vasco entrou na reta final do Brasileirão com o alerta ligado após sequência de cinco derrotas, mas ainda tem a chance de se garantir na elite do futebol nacional sem depender de ninguém. O empate entre Internacional e Santos manteve o Cruzmaltino em 13º lugar ao fim da 35ª rodada, com 42 pontos.
O Vasco enfrenta Internacional e Mirassol em casa, além do Atlético-MG fora, nas últimas três rodadas do campeonato.
MAIS DETALHES
O cenário é claro: se o Vasco somar nove, sete, seis ou até cinco pontos, garante vaga na Série A 2026 sem precisar se preocupar com resultados de rivais. Mesmo com 47 pontos, o Santos poderia igualar a pontuação, mas não alcançaria o número de vitórias do time carioca.
Já em situações com menos pontos, o cálculo fica mais apertado. Se fizer quatro pontos, o Vasco pode cair caso Santos ou Fortaleza vençam todos os seus jogos, e outros concorrentes diretos somem pontos importantes. Nesse caso, o time teria que torcer para Santos e Fortaleza não ganharem todas.
OUTROS CENÁRIOS
Se somar três pontos nas últimas rodadas, o Vasco só escapa do Z4 se não houver sequência perfeita de Santos ou Fortaleza, além de Vitória, Internacional, Ceará, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Bragantino não pontuarem acima de certos limites.
Com apenas dois pontos, o risco aumenta: basta que Santos faça sete pontos ou Fortaleza vença todas, junto a boas campanhas dos demais concorrentes diretos.
Se conquistar só um ponto, o Vasco cai se Santos fizer seis pontos, Fortaleza chegar a dez, e outros rivais pontuarem. Sem pontuar, o cenário piora: basta Santos fazer cinco pontos, Fortaleza nove, ou Juventude vencer todos os jogos e tirar a diferença no saldo, além de outros resultados combinados.






































































































































