Vasco oficializa terceiro técnico português de sua história
"O português chega ao Gigante da Colina com contrato até o fim da temporada e possibilidade de renovação por mais uma"
Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – O Vasco da Gama voltará a ter um técnico português. Nesta terça-feira, o clube, fundado por brasileiros e portugueses, oficializou a chegada de Álvaro Pacheco, de 52 anos, para a sequência da temporada, em que ainda tem Copa do Brasil e Brasileirão.
“O Vasco da Gama acertou a contratação do técnico Álvaro Pacheco, de 52 anos. O português chega ao Gigante da Colina com contrato até o fim da temporada e possibilidade de renovação por mais uma”, informou o clube.
AO TRABALHO
Além do treinador, chegam ainda quatro profissionais: os auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, o Preparador Físico Leandro Mendes e o Fisiologista/Alta Performance Ricardo Ferreira.
Álvaro Pacheco e sua comissão técnica desembarcaram no Rio de Janeiro na noite de domingo (19). Os novos profissionais tiveram seu primeiro dia de trabalho na manhã desta segunda-feira (20), no CT Moacyr Barbosa, onde conheceram, as instalações, o elenco e acompanharam as atividades.
Como precisa regularizar sua situação, Álvaro Pacheco não estará à beira do gramado. O time será comandado por Rafael Paiva, técnico do sub-20.
MAIS SOBRE ELE
Natural de Lixa-POR, o profissional iniciou a carreira em 2009, como treinador das categorias de base do Penafiel até chegar ao time profissional como auxiliar técnico.
Nesta função, passou por equipes tradicionais do país como Moreirense e Boavista, até se assumir o comando do Fafe.
Ainda passou por Vizela e Estoril até chegar ao Vitória SC, onde realizou grande campanha, terminando a Liga Portugal em 5º lugar, com 60 pontos, e foi eleito o terceiro melhor treinador da liga portuguesa. Álvaro possui Licença A da UEFA.
TERCEIRO TÉCNICO PORTUGUÊS DO VASCO
O Vasco sempre foi pioneiro na contração de técnicos estrangeiros. Os dois primeiros técnicos de sua história foram Ramón Platero (Uruguai) e Harry Welfare (Inglaterra).
Apesar da origem portuguesa, o Vasco só teve dois técnicos portugueses até então. Ernesto dos Santos comandou o Vasco pouco mais de dois meses em 1946 e não teve grande sucesso.
O Vasco só voltou a ter um técnico português em 2020, quando trouxe Ricardo Sá Pinto. O último técnico estrangeiro tinha sido em 1961 com o argentino naturalizado espanhol Abel Picabéa.
Agora inicia a era com seu terceiro técnico português para substituir o argentino Ramón Díaz.





































































































































