Vasco entra com recurso, pode fugir da Z4 e tirar o Atlético-PR da Libertadores

Com isso, o Botafogo seria beneficiado e pularia para a terceira colocação

0002048138684 img

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Se não conseguiu se livrar do rebaixamento dentro de campo, o Vasco tenta agora pelos tribunais conquistar a permanência na elite do futebol brasileiro. O clube carioca entrou com um recurso nesta quarta-feira contra a decisão do árbitro em dar sequência a partida diante do Atlético-PR, válido pela última rodada do Brasileirão. Na ocasião, o embate ficou 73 minutos paralisados, por conta de uma briga entre as torcidas organizadas de ambos os clubes, 13 minutos a mais do que é estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Furacão venceu por 5 a 1.

0002048138684 img

Com isso, o Vasco alega ter sido prejudicado pela decisão do árbitro, uma vez que os jogadores estariam preocupados com a segurança na Arena Joinville, local onde foi disputado o duelo, e cobra do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) os três pontos do embate, uma vez que a confusão entre as torcidas já era prevista pelos torcedores do Atlético-PR, que comunicaram para as pessoas que quiserem ir à partida não levassem mulheres e crianças, conforme afirmou a advogada do Cruzmaltino, Luciana Lopes.

“O árbitro não agiu conforme a regra. Ele teria um total de 60 minutos para decidir o retorno da partida. Optou por continuar depois do tempo determinado e o Vasco não poderia tomar outra decisão, a não ser aceitar, pois seríamos punidos por não entrar em campo. A escolha do local foi inapropriada e a tragédia já havia sido anunciada por parte dos torcedores deles”, disse a advogada.

Caso o recurso seja aceito pelo STJD, o Vasco ficaria com os três pontos e empurraria o Criciúma para a zona de rebaixamento, porém, como o Flamengo está correndo risco de perder quatro pontos por escalar o jogador André Santos de forma irregular na última partida contra o Cruzeiro, é o Mengão que poderá ser rebaixado.

E isso também prejudicará o Atlético-PR. O Furacão perderia os três pontos conquistados e cairia para a quarta colocação, o que fará com que precisasse torcer na noite desta quarta-feira para o Lanús contra a Ponte Preta para ficar com a vaga na Libertadores da América. O Botafogo subiria para terceiro e teria um lugar na competição continental assegurado.