Vasco 1 x 0 Botafogo - Nenê marca e Cruzmaltino segue brigando por vaga na Libertadores
O time ocupa a oitava posição com 39 pontos, um a menos do que o Flamengo, que ainda joga e ocupa a última vaga para a pré-Libertadores
O time ocupa a oitava posição com 39 pontos, um a menos do que o Flamengo, que ainda joga e ocupa a última vaga para a pré-Libertadores

Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – Com gol de Nenê, o Vasco venceu o clássico neste sábado no Maracanã diante do Botafogo por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Apesar de não dominar o jogo completamente, o time cruzmaltino anulou o ataque do Fogão e foi superior na partida, levando mais perigo em suas jogadas. O Botafogo abusou dos cruzamentos e, quando arriscava chutes de fora da área, não assustava.
O Vasco chega a seu quarto jogo sem perder, sendo duas vitórias seguidas. Com isso, ocupa a oitava posição com 39 pontos, um a menos do que o Flamengo, que ainda joga e ocupa a última vaga para a pré-Libertadores. O Botafogo está em sexto com 43.
PRIMEIRO TEMPO SEM GOLS
Os times começaram com muita vontade, mas sem organização. As bolas aéreas dificultavam a criação de jogadas, bem como a marcação forte de ambos os clubes. A partida se acalmou e bola começou a ficar mais no gramado. O Botafogo mantinha a posse de bola, mas quem levava mais perigo era o Vasco.
Aos 11 minutos, Wellington arriscou de fora da área e acertou a trave, assustando a torcida botafoguense. Dois minutos depois, o time cruzmaltino chegou novamente com perigo. Após cruzamento para a grande área, Mateus Vital encheu o pé, mas a bola explodiu nas costas do zagueiro.
O Botafogo forçou demais nos cruzamento, sempre bem afastados pela zaga vascaína. Quando recuperava a bola, porém, o Vasco perdia muito rápido com erros de passes bobos e desarmes fáceis. Com isso, mesmo que sem perigo, o Botafogo matinha sempre a posse de bola no ataque.
Mais ofensivo no jogo, o Vasco criava chances mais perigosas a partir dos 30 minutos. O time apostava na velocidade e em troca rápida de passes. Wagner, um pouco sumido no clássico, foi acionado e sofreu falta perigosa aos 37 minutos. Na cobrança, Nenê chutou na barreira.
VASCO SE MANTÉM MELHOR
O Vasco voltou do intervalo com uma má notícia. Com dores no joelho após dividida no fim do primeiro tempo, o meia Wagner foi substituído por Yago Pikachu. Mesmo com a baixa, o Vasco seguia levando mais perigo do que o Botafogo. O jogo não estava dominado, mas o Fogão tinha dificuldades em criar um jogada que levasse a uma chance clara de gol.
Ao sete minutos, o Vasco chegou com muito perigo novamente. Mateus Vital tocou por cima da zaga para Nenê, que dominou e chutou forte, exigindo excelente defesa de Gatito. O Botafogo chegou ao ataque aos 11 minutos. Após jogada de Arnaldo pela direita, Victor Luis arrisca um chute, mas a bola passa muito longe do gol, por cima.

NENÊ MARCA GOL DA VITÓRIA
Superior no jogo, o gol do Vasco saiu aos 23 minutos. Após troca de passes rápida no meio-campo, a bola fica com Nenê. O jogador divide com adversário, dribla mais um e, mesmo sendo puxado, continua no lance e chuta da intermediária. A bola desvia levemente em Carli e vai no cantinho esquerdo de Gatito.
A partir daí, o Vasco ameaçou recuar e o Botafogo cresceu no jogo em busca do empate. A postura vascaína, porém, voltou ao normal, seguindo com marcação adiantada para dificultar as jogadas adversárias. O Fogão conseguiu manter a posse de bola, mas passando muito tempo no meio-campo e, quando chegava na área, era prontamente cortado pela defesa.
No último lance do jogo, o Botafogo teve uma grande oportunidade, talvez a melhor do jogo, com falta quase na linha da grande área. Na cobrança, Gilson chutou na barreira. Final do jogo foi marcado por muita confusão e cartões amarelos, mas o placar ficou o mesmo.
PRÓXIMA RODADA
O Vasco tem um confronto teoricamente fácil na próxima quarta-feira, às 19h30. O adversário é o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada. No mesmo dia, o Botafogo diante do Avaí, às 21h45, também fora de casa, no estádio da Ressacada.





































































































































