Vanderlei, ex-bugrino que morreu jogando

Vanderlei, ex-bugrino que morreu jogando

Vanderlei, ex-bugrino que morreu jogando

0002050267911 img
0002050267911 img

Há quase cinquenta anos aportava no Estádio Brinco de Ouro Vanderlei Machado da Silva, atacante forte que registrava passagens por Sport Recife, Corinthians e Inter portoalegrense, com atribuição de substituir o ex-banguense Parada, que havia se desligado do Guarani em dezembro de 1967.

Quis o destino que exercendo a sua profissão no Operário de Mato Grosso do Sul, Vanderlei morresse em 1973, durante partida diante do Madureira do Rio de Janeiro, na iminência de completar 30 anos de idade.

Na ocasião, quando ainda comemorava gol que havia marcado, ele sentiu mal-estar. Carregado ao vestiário, ficou constatada a morte em decorrência de ataque cardíaco.

Na estreia com a camisa do Guarani, Vanderlei fechou a goleada imposta do Flamengo por 5 a 2, em torneio quadrangular realizado no Estádio Brinco de Ouro, com título do Bangu e participação, ainda, do Grêmio, no mês de janeiro.

Como típico centroavante de área e boa compleição física, repartia a bola com a zagueirada e a empurrada pra rede. Tinha bom aproveitamento no cabeceio, e também explorava o chute forte de média distância.

No Guarani, inicialmente formou dupla de área com o meia-direita Ladeira, mas acabava substituído na maioria dos jogos pelo saudoso Capeloza.

DÉRBI

Vanderlei salvou o Guarani de derrota em dérbi amistoso no Estádio Moisés Lucarelli, em 1969.

Na ocasião, o Bugre saiu à frente, mas permitiu virada da Ponte com dois gols do saudoso meia Roberto Pinto. Isso se arrastou até os 37 minutos do segundo tempo quando Vanderlei empatou, em jogo apitado pelo campineiro Vilmar Serra.

A despedida de Vanderlei com a camisa bugrina ocorreu três dias antes do Natal de 1970, no empate sem gols com o Paulista de Jundiaí, em Campinas.

Comandado pelo saudoso treinador Armando Renganeschi, o Guarani jogou aquela partida com Tobias; Wilson Campos, Beto Falsete, Tininho e Alberto; Hélio Giglioli e Milton dos Santos (Ladeira); Carlinhos, Patito, Vanderlei e Bezerra.

Vanderlei foi irmão do também centroavante Silva ‘Batuta’, com passagens de sucesso pela Seleção Brasileira, Corinthians, Flamengo, Santos e Racing da Argentina, onde jogou ao lado do goleiro Cejar, Alfio Basile e zagueiro Perfumo.