Uruguai x Brasil - 102 anos de história e primeiro confronto fora das Américas

Há 23 anos, as duas potências do futebol mundial não se enfrentam em um amistoso

Há 23 anos, as duas potências do futebol mundial não se enfrentam em um amistoso

0002050354530 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – Uruguai e Brasil se enfrentam nesta sexta-feira, às 18, no Emirates Stadium, em Londres, pela primeira vez fora das Américas, em 102 anos desde o primeiro confronto. As duas potências do futebol mundial já duelaram em 75 oportunidades, sendo 74 na América do Sul e apenas uma no México, na Copa de 1970, vencida pela equipe canarinho.

Apesar de tamanha tradição, Brasil e Uruguai não se enfrentam em um amistoso há 23 anos. O último ocorreu no dia 11 de outubro de 1995. Na ocasião, a equipe brasileira venceu por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os dois gols foram marcados por Ronaldo Fenômeno.

A partida ainda marca o reencontro de Neymar e Suárez, que jogaram juntos no Barcelona. O brasileiro ainda enfrentará Cavani, seu companheiro de PSG. Está é a convocação 100 do ex-atacante do Santos.

MISTÉRIO DO TITE!
Ao contrário do que costuma fazer, o técnico Tite evitou adiantar a escalação da seleção brasileira que enfrenta o Uruguai. O treinador, no entanto, confirmou que Walace, do Hannover, da Alemanha, será titular no meio-campo na vaga de Casemiro, cortado por lesão.

“Casemiro não vai, então o Walace vai jogar, pois é um jogador da função e foi convocado para isso”, confirmou Tite, em entrevista coletiva nesta quinta-feira. Ao lado do auxiliar Cléber Xavier, o técnico justificou a não divulgação da escalação com antecedência pela possibilidade de haver várias alterações no time e para guardar as possíveis surpresas diante dos uruguaios.

“Não vou enrolar. É o momento em que há uma série de modificações, e você acaba oscilando dentro do jogo, porque se mexe muito. Diferente de uma equipe que vinha sendo repetida. Se joga Arthur, Paulinho ou Renato (Augusto), são características diferentes. Não vou facilitar e quero potencializar o que pode ser surpresa para outra equipe”.

Seleção Brasileira finaliza preparação para encarar Uruguai - Lucas Figueiredo / CBF

Seleção Brasileira finaliza preparação para encarar Uruguai

O treinador abriu a entrevista rindo. Questionado sobre o motivo do bom humor, Tite disse que tinha relação com a presença de David Lucca, filho de Neymar, na entrevista coletiva dada pelo atacante alguns minutos antes.

“Significa que temos sentimentos iguais. É o sentimento do atleta, da comissão técnica, de todos. Tem um simbolismo o Neymar trazer o filho dele. É uma relação de humanizar as coisas. Tem o outro lado, que é de cunho humano, família. Nós temos sentimentos muito parecidos. Meu sorriso foi nesse sentido”, explicou.

DEFALQUES!
Óscar Tabárez, técnico da seleção do Uruguai, reclamou nesta quinta-feira do excesso de jogadores machucados, que o forçou a alterar bastante a lista dos atletas para o amistoso desta sexta diante da seleção brasileira, às 18 horas (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres.

Segundo o treinador, trata-se de uma situação “sem precedentes”. Da lista inicial fornecida por Tabárez, Diego Godín, Fernando Muslera, Marcelo Saracchi, Christian Stuani e Sebastián Coates tiveram de ser substituídos. Além de Camilo Mayada, do River Plate, e Nahitan Nández, do Boca Juniors, que não puderam ser selecionados por causa da final da Copa Libertadores.

Cavani e Suárez são os destaques do Uruguai

Cavani e Suárez são os destaques do Uruguai

“Sempre houve inconvenientes que forçaram modificações. Mas desta vez é algo sem precedentes na quantidade de jogadores envolvidos no mesmo setor do campo. Também a final da Libertadores afetou”, disse o técnico em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

“Apelamos para os jogadores mais jovens, talvez eles não estejam em condições mais favoráveis porque são jogadores que não têm uma preparação adequada, mas eles têm minha total confiança. São bons jogadores”, afirmou Tabárez, de 71 anos.