URUGUAI: Mujica, Fusca 87 e Maracanazzo
Celeste Olímpica vai disputar a sua décima segunda Copa do Mundo
Celeste Olímpica vai disputar a sua décima segunda Copa do Mundo
Campinas, SP, 11 (AFI) – O Uruguai chegou ao Brasil aos trancos e barrancos. Graças ao time da Jordânia, a “Celeste Olímpica” vai disputar a sua décima segunda Copa do Mundo. Após terem terminado em quinto nas Eliminatórias Sul-Americanas, os uruguaios só carimbaram a vaga depois da goleada sobre os árabes por 5 a 0, já na repescagem.
E antes de embarcar para o Brasil, a delegação azul ganhou total apoio do presidente do país, José Mujica. O Chefe de Estado esteve presente na vitória por 2 a 0, diante da Eslovênia, no segundo e último amistoso que antecedeu o Mundial.
Na presença de mais de 50 mil torcedores no Estádio Centenário, em Montevidéu, o “presidente mais pobre do mundo” – como é conhecido – antes do apito inicial, entregou uma bandeira ao capitão Diego Lugano. Em 2010, o mesmo ritual deixou a seleção na quarta colocação.
Mujica – que doa 90% de seu salário a uma instituição de caridade – é conhecido mundialmente pela sua simplicidade. Já que ele vive, juntamente com sua mulher, a senadora Lucia Topolansky, em uma modesta propriedade rural e dirige um Fusca 1987.
GRUPO DA MORTE
GA cidade brasileira que acolheu a seleção uruguaia é Sete Lagoas-MG, município que fica a 90 km da capital Belo Horizonte. A “Azul-Celeste” fará sua estreia no considerado “Grupo da Morte” – D – no dia 14 de junho, contra a Costa Rica, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Após este confronto, o Uruguai terá pela frente dois adversários que já levantaram a taça. No dia 19, a “Celeste Olímpica” encara a Inglaterra, no Estádio Itaquerão, em São Paulo. Logo após, dependendo dos resultados, os uruguaios poderão decidir uma vaga contra a Itália, no dia 24, na Arena das Dunas, em Natal.
MARACANAZZO
Com dois títulos mundiais – 1930 e 1950 – o Uruguai protagonizou uma das cenas mais tristes que o torcedor brasileiro já presenciou em copas do mundo. No final da Copa de 50 – no Maracanã, a Celeste derrotou o Brasil por 2 a 1, protagonizando um fenômeno que ficou conhecido como Maracanazo.
O treinador que comanda esta seleção é Oscar Tabares, que na última Copa deixou o Uruguai na quarta colocação. O técnico também tem no seu currículo o título da Copa América de 2011. Oito anos a frente do time, o comandante deve manter a base do elenco que jogou na Africa do Sul.
FICHA TÉCNICA
Seleção Uruguaia de Futebol – Uruguai
O craque: Luis Suárez, atacante, de 27 anos é uma das grandes esperanças dos uruguaios. Após passar por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo, o jogador do Liverpool corre para tentar atuar na primeira fase do mundial. Ele foi artilheiro das eliminatórias sul-americanas com 11 gols. Mesmo assim, o “matador” pode ser poupado para os jogos mais difíceis, contra Inglaterra e Itália.
Olho Nele: Diego Godin, o zagueiro de 28 anos foi titular do Atlético de Madrid na final da Liga dos Campeões. O “xerifão” joga um futebol sóbrio e seguro. Além de ser rápido na cobertura dos laterais é muito bom no jogo aéreo.
Ranking da Fifa: 7°
Melhor colocação em copas: Campeão (1930 e 1950)
Copas disputadas: 11
Colocação no último mundial: 4°
CT: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Palpitão FI: Pode surpreender
Time base: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Gargano,Pérez, C. Rodríguez e G. Ramírez; Cavani e Suárez
OS 23 CONVOCADOS:
Goleiros: Fernando Muslera (Galatasaray-TUR), Martín Silva (Vasco-BRA) e Rodrigo Muñoz (Libertad-PAR).
Defensores: Diego Lugano (sem clube), Diego Godín (Atlético de Madri-ESP), José Maria Giménez (Atlético de Madri-ESP), Martín Cáceres (Juventus-ITA), Maxi Pereira (Benfica-POR), Jorge Fucile (Porto-POR) e Sebastián Coates (Liverpool-ING).
Meio-campistas: Egidio Arévalo Ríos (Tigres-MEX), Walter Gargano (Napoli-ITA), Diego Pérez (Bologna-ITA), Álvaro González (Lazio-ITA), Álvaro Pereira (São Paulo-BRA), Cristian Rodríguez (Atlético de Madri-ESP), Gastón Ramírez (Southampton-ING) e Nicolás Lodeiro (Botafogo-BRA).
Atacantes: Edinson Cavani (Paris Saint-Germain-FRA), Luis Suárez (Liverpool-ING), Diego Forlán (Cerezo Osaka-JAP), Abel Hernández (Palermo-ITA) e Christian Stuani (Espanyol-ESP).
O PAÍS
Nome oficial: República Oriental do Uruguai
Capital: Montevidéu
População: 3,395 milhões
PIB: US$ 53 milhões
Língua oficial: Espanhol
Moeda: Peso uruguaio





































































































































