União-TO garante vaga na elite do Tocantinese após decisão do STJD

Clube escapa do rebaixamento e semifinal única define adversário do Araguaína na final do Tocantinense.

STJD revisa julgamento, União-TO permanece na elite e só uma semifinal será disputada no Tocantinense.

União-TO-2025
União-TO está garantido na primiera divisão do Tocantinense (Foto: Divulgação/União-TO)

Palmas, TO, 10 (AFI) – O União-TO está garantido na Primeira Divisão Tocantinense em 2025. O STJD voltou atrás e mudou o resultado do julgamento anterior, que rebaixava o campeão estadual por conta da escalação irregular do zagueiro Sheik na fase inicial da competição. Após novos embargos do clube, a corte reconheceu erro material e reduziu a punição de seis para três pontos, salvando o União-TO do descenso.

Com a decisão, apenas uma semifinal será realizada, entre Tocantinópolis e Gurupi, já que o Araguaína está classificado diretamente para a final do Campeonato Tocantinense 2025. O União-TO encerra a fase com sete pontos e o Batalhão é quem desce para a Segundona.

STJD E UNIÃO-TO

A confusão começou quando o União-TO escalou o zagueiro Sheik, que estava suspenso por três cartões amarelos, em um jogo atrasado da segunda rodada. O árbitro Fernando Henrique Alcântara registrou o cartão apenas como advertência e não comunicou a penalidade corretamente na súmula. Assim, o defensor atuou normalmente e o União-TO bateu o Araguaína por 2 a 0.

O clube foi julgado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e, além da perda de três pontos, foi multado em R$ 5 mil. O relator do caso explicou que a denúncia só se referia a uma partida, por isso a redução da penalização.

ARAGUAÍNA NA FINAL

Ficou definido que o Araguaína já está garantido na decisão do Tocantinense. Tocantinópolis e Gurupi vão disputar a única semifinal restante. O Capital, parte interessada no processo, informou que não pretende recorrer da decisão. Federação Tocantinense de Futebol e Batalhão não se manifestaram sobre as mudanças até agora.